Só no Japão: Nintendo tem quase 60% do mercado nipônico de videogames
O jornal de economia Nikkei Sangyô divulgou dados do mercado japonês de videogames referente a 2011. De acordo com o diário, a Nintendo permanece na primeira posição, tanto no setor de consoles e portáteis (hardware) como no de games (software).
No ano passado, foram vendidos 9,78 milhões de consoles e portáteis, com faturamento de quase 18 bilhões de ienes (US$ 228 milhões), um aumento de 3,6% e 2,3% em relação a 2010, respectivamente.
A Nintendo ficou com 59% da fatia, vendendo 5,78 milhões de consoles e portáteis, o que significa aumento de 23,2% em relação a 2010. O bom momento foi graças ao Nintendo 3DS, que patinou no começo, mas conseguir decolar quando teve seu preço cortado em 40%. No final do ano, acumulou 4,13 milhões em vendas.
A Sony vem em segundo lugar, que, apesar dos 400 mil unidades do PS Vita vendidos, viu a procura pelo PlayStation 3 e PSP diminuir. Por fim, o 'share' da Microsoft é de apenas 1,1% no Japão. Nem o Kinect conseguir animar os nipônicos.
Liderança dupla
O mercado de jogos caiu 18,3% em relação a 2010, e terminou o ano com 51,3 milhões de títulos vendidos. Em termos de arrecadação, o total foi de 27,5 bilhões de ienes (US$ 350 milhões), queda de 13,7%.
A Nintendo abocanhou 20,8% do bolo, graças a títulos como "Mario Kart 7" e "Super Mario 3D Land", que venderam mais de 1 milhão de cópias cada um. O top 5 segue com Namco Bandai, Capcom, Square Enix e Konami. Essas companhias dividiram suas atenções com jogos sociais, o que pode explicar a menor quantidade de lançamentos tradicionais em 2011.
Aliás, os jogos sociais continuam em alta por lá. As duas principais empresas do setor, a DeNA e a Gree, são a primeira e terceira maior anunciantes em TV no Japão, respectivamente.
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