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Testamos: "Nintendo Land" é game definitivo para quem pretende comprar o Wii U

Rodrigo Guerra

Do UOL, em Nova York*

14/09/2012 14h34

“Wii Sports” é o jogo mais vendido do Wii. Em parte esta afirmação se deve ao simples fato do game vir junto com o console nos EUA, Brasil e Europa, mas no Japão ele só é encontrado nas lojas. Isso não diminui a importância do título em atrair ‘novos consumidores’ para a plataforma da Nintendo ao mesmo tempo em que mostra a funcionalidade do Wii Remote.

“Nintendo Land” seguirá pelo mesmo caminho, porém, com muito mais conteúdo – o que pode agradar não só fãs casuais, como também os entusiastas. UOL Jogos teve a oportunidade de testar três modalidades durante o evento do Wii U da última quinta (13): Mario Chase, Pikmin Adventure e Metroid Blast.

O que todos têm em comum é que o jogador que usa o Gamepad (o controle tablet) tem que batalhar contra os outros jogadores. Estes, por sua vez, devem usar seus Wii Remotes e cooperar para alcançar a vitória da partida.

Metroid Blast

A parte simples deste game de tiro inspirado em "Metroid" é que os Miis usam o Wii Remote e o Nunchuk para controlar seus personagens e devem atirar na nave na tentativa de derrubá-la. O controle é bem intuitivo: o Nunchuk é responsável pelos movimentos e o Wii Remote faz a mira e atira. Com um simples chacoalhar do Remote o aspirante a Samus se esquiva, o botão B atira, o A faz zoom e o C transforma-o em morph ball.

Já quem usa o Gamepad controla uma nave e deve derrotar os Miis. Parece fácil, mas é bem mais complexo, afinal, são quatro pessoas contra uma única nave. Os controles também são mais elaborados: o analógico esquerdo é usado para mover para frente, para trás e de lado; o analógico direito é responsável para subir, descer e virar a nave.

O botão L faz zoom e o R faz os disparos, porém mantendo-o pressionado a nave dispara um míssil que causa uma grande onda de choque – o que é perfeito para acabar com inimigos que estão escondidos.

O problema é que mesmo sendo mais ágil, a nave é fácil de ser alvejada devido ao seu tamanho avantajado. Mesmo sendo menos ágeis, os Samus Miis têm mais chances de cercar a nave e focar seus ataques. Isso não quer dizer que o game é desbalanceado, mas é necessário que o jogador que controla a nave tenha uma boa afinidade com o controle. De qualquer forma é bem divertido assustar os amigos com uma aparição repentina da nave bem em cima de suas cabeças.

Pikmin Adventure

Pikmin Adventure é um game cooperativo no qual os jogadores devem juntar esforços para livrar o jardim de monstros quadrados. Quem usa o Wii Remote controla um Pikmin colorido que conta com apenas um golpe, que pode ser carregado para causar mais dano nas feras quadriláteras.

Já quem usa o Gamepad controla Olimar e deve coordenar os ataques, arremessando os Pikmins nos monstros que julgar mais perigosos – ou fáceis de serem derrotados.

A experiência de jogo é típica de um “Pikmin”, mas os promotores do stand não souberam explicar quais eram as vantagens das cores dos Pikmins – o azul testado por UOL Jogos fazia golpes mais fortes quando estava em poças de água, mas não ficaram claras as vantagens do vermelho e do verde, por exemplo.

Jogar Pikmin Adventure foi bem divertido. O minigame tem belo potencial estratégico – difícil é fazer a galera se concentrar, com a bagunça que reina na tela.

VEJA ALGUMAS DAS MODALIDADES DE "NINTENDO LAND"

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Mario Chase

Literalmente uma brincadeira de pega-pega na tela da TV e a regra é clara: vence quem conseguir pegar o “Mii Mario” – controlado pelo Gamepad. Quem usa o controle tablet tem a seu favor um mini-mapa que mostra a posição dos perseguidores.

Desnecessário dizer que é recomendado a comunicação constante entre os jogadores para conseguir cercar o Mii disfarçado de bigodudo, o que gera momentos de descontração sem precedentes.

Simples e direto. Este jogo por si só mostra o grande potencial da jogabilidade assimétrica que a Nintendo tanto clama ter desenvolvido.

No geral “Nintendo Land” é um jogo que vale o investimento no pacote completo do Wii U e que deve estar como prioridade máxima de quem deseja o novo console da Big N. O jogo não traz gráficos fantásticos e de última geração, mas a diversão é garantida nas 12 atrações que estarão na versão final e que vão fazer os amigos se divertirem como crianças na sala de estar.

*O jornalista viajou a convite da Nintendo