Topo

Desenvolver "Killzone HD" é um trabalho de 'arqueologia', diz produtor

do Gamehall

01/10/2012 14h20

A remasterização de títulos de PS2 para a alta definição está se tornando até comum no PlayStation 3, mas segundo a Guerrilla, produtora de "Killzone HD" o jogo exigiu um trabalho similar ao de um arqueólogo.

O diretor técnico Michiel Van der Leew e o programador sênior Frank Compangner disseram ao blog oficial do PlayStation que a conversão do primeiro "Killzone" está dando mais trabalho do que o esperado.

"Fui escalado para desenterrar o código-fonte e os arquivos originais do jogo - coisas como modelos, texturas e sons. A Guerrilla usou uma versão completamente diferente em 2004, então sabíamos que recuperar diretamente isso seria terrível", explicou Compagner.

"Frank fez um espetacular trabalho de arqueologia de software", enalteceu o diretor técnico do projeto. "Precisávamos de alguém que escavasse nas profundezas de nossos arquivos de backup para recuperar o máximo que fosse possível", explicou der Leew.

Mais curioso, para Compagner, foi o local onde estavam armazenados os códigos do jogo. "Como posso dizer, em uma caixa de sapatos no porão de um dos nossos membros da equipe de apoio de TI (tecnologia da informação), sem um índice de qualquer tipo", brincou.

"Killzone HD" traz uma campanha solo com quatro personagens distintos, multiplayer local e gráficos remasterizados. No PS3, o jogo rodará a 30 quadros por segundo, com resolução de 720p.

O jogo também terá Troféus, texturas melhoradas, filtros gráficos e efeitos sonoros aprimorados.

Zona de guerra

"Killzone" foi lançado originalmente em 2004, para PlayStation 2. Na época, a Sony tentou promover o game como um rival para "Halo", sucesso do primeiro Xbox.

No jogo, você controla Jan Templar, um capitão da ISA, que tem Vekta, seu planeta natal atacado pelo exército Helghast. Junto com o sargento Rico - personagem que apareceria no jogo seguinte - e outros 2 soldados, Templar precisa reativar uma plataforma de defesa orbital para derrotar os Helghast e parar a invasão.

Exclusivo para PlayStation 3, "Killzone HD" sai em 23 de outubro, por US$ 14,99. No Brasil, o game está previsto para a mesma data. Por aqui, custará R$ 30,99.