Testamos: mapas para ação vertical são um dos atrativos de "Hawken"
O ano de 2012 está trazendo experiências variadas para quem curte games online, e fazendo quem gosta de jogos de ação sorrir à toa já que, além de “Tribes: Ascend” e “Ghost Recon Online”, a relação recebeu a adição de mais um nome: “Hawken”.
Desenvolvido pela Adhesive Games, “Hawken” é um jogo gratuito para PC com lançamento agendado para 12 de dezembro. A ideia do game é simples: cenários destruídos e robôs se enfrentando - e é de dentro de um deles que você participa das batalhas.
Gigantes guerreiros
A temática futurística de “Hawken” o aproxima de “Tribes: Ascend”. E não é apenas nisso que eles se parecem, pois o game da Adhesive Games também oferece vantagens para aqueles que se adaptam ao sistema de combate vertical.
Os estágios apresentam áreas altas para que o jogador tire vantagem da sua posição, acertando quem está embaixo ou oferecendo proteção na hora de se recuperar (basta pressionar C para restaurar a energia). Além da arquitetura dos mapas, os robôs também possuem propulsores e turbo, que dão vantagem na hora da ação e até ajudam a ficar no ar, tornando-o um alvo difícil para o adversário.
BATALHAS MULTIPLAYER DOMINAM PARTIDAS DE "HAWKEN"
Da mesma forma que em “Tribes: Ascend”, os robôs podem ser classificados em três grupos: os que apresentam mais mobilidade, os equilibrados e os mais resistentes. Há dois em cada categoria, cada um com armas e habilidades variadas.
Eles também possuem árvores de habilidades divididas em três categorias: ataque, defesa e mobilidade. Você adquire pontos para melhorar o seu robô conforme evolui e é possível resgatá-los para distribuir novamente a qualquer momento - e o melhor, sem gastar a moeda do jogo ou dinheiro real para isso.
Mas é aqui que mora um (pequeno) problema de “Hawken”, ao menos nesta versão de teste: após distribuir os pontos é preciso clicar na seta de retorno ao menu principal da opção Garage para que as alterações passem a valer. Faltou um botão de confirmar as alterações ou um aviso de como proceder, pois caso clique em Deploy para procurar uma partida sem realizar o passo mencionado é preciso realocar os pontos novamente.
Ação de sobra
“Hawken” possui quatro modos de jogo: Deathmatch (cada um por si), Team Deathmatch (confrontos em equipe), Siege (é preciso pegar energia em um dos dispositivos no estágio, levar até o ponto indicado e depois defender a nave que vai atacar a base do oponente) e Missile (como um capture a bandeira, mas em intervalos de tempo são disparados mísseis que diminuem a vida da base inimiga).
As duas primeiras opções são voltadas para quem quer partidas rápidas e sem depender tanto do time, enquanto Siege e Missile exigem trabalho em equipe e entregam rodadas mais longas - dependendo do entrosamento do grupo, um confronto em Siege pode facilmente ultrapassar 20 minutos.
Para entrar em uma partida é possível usar o sistema de matchmaking (que o encaixa em um confronto) ou buscar uma opção na lista de servidores, mas ambos apresentavam problemas durante o teste, pois algumas vezes as salas não estavam cheias e ainda assim não era possível se juntar ao game.
Até o lançamento de “Hawken”, a Adhesive Games precisa ajustar algumas coisas no jogo. Feito isso, certamente terá em suas mãos um game capaz de fazer frente a outros títulos do gênero que já estão no mercado (inclusive pelo fato de trazer uma área de treinamento, que estava desativada no teste) e atrair quem já se cansou de soldados e guerras atuais.
REQUISITOS DE SISTEMA DE "HAWKEN"
Item | Mínimo | Recomendado |
Sistema operacional | Windows XP, Vista ou Windows 7 (32 ou 64-bits) | Windows XP, Vista ou Windows 7 |
Processador | Dual Core de 2Ghz | Dual Core de 3GHz |
Memória | 3GB | 4GB |
Placa de vídeo | de 512MB, com suporte a DirectX 9.0c e Shader Model 3.0 | de 1GB, com suporte a DirectX 9.0c e Shader Model 3.0 |
Espaço em disco | 5GB | 5GB |
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.