Para Blizzard, esportes eletrônicos devem receber mais atenção da mídia de massa
É claramente perceptível o a velocidade de crescimento dos esportes eletrônicos nos últimos anos. Campeonatos de games como “StarCraft II”, “League of Legends” e “Super Street Fighter IV” estão ganhando importância e Mike Morhaime, presidente da Blizzard, deveriam receber mais atenção da mídia de massa, como revistas, jornais e programas de televisão.
“Eu penso que o próximo passo para que o para a aceitação do público geral [ao eSport] é que a mídia de massa nos ajude e veja que esses eventos como campeonatos esportivos e faça reportagens da mesma forma que fazem com tênis, golfe e coisas do tipo”, disse ele durante a etapa final do Battle.Net World Championship, que aconteceu no último fim de semana (17 e 18) em Xangai, China.
“Você vê reportagens na TV sobre o que está acontecendo nestes esportes. Mesmo que nem todo mundo acompanhe de perto o que acontece com o tênis e golfe, são feitas reportagens que legitimam o esporte”, explica.
Para Morhaime, uma das formas de levar o eSport para o público mais amplo seria encontrar os resultados de competições em cadernos de esporte em jornais, não apenas em sites e outros veículos especializados em videogames.
Segundo a Blizzard, as finais dos campeonatos mundiais de “StarCraft II” e de “World of Warcraft” foram assistidas ao vivo por mais de 12 milhões de pessoas. Ainda de acordo com a empresa, foram distribuídos mais de US$ 500 mil em prêmios.
A etapa final da próxima temporada da Battle.Net World Championship series será realizada durante a Blizzcon 2013. A Blizzard promete revelar mais detalhes sobre este assunto no futuro.
Esporte eletrônico
Os campeonatos de jogos eletrônicos movimentaram mundialmente mais de 2,5 milhões de dólares em premiações em 2011, com milhões de espectadores acompanhando as batalhas pela internet e até pela televisão.
LEVANTANDO O CANECO
Os melhores jogadores de "StarCraft II" do mundo disputarão o 'Gosu Trophy' em Xangai, na China, neste fim de semana
A etapa norte-americana do Campeonato Mundial Battle.net, realizada em junho, nos EUA, reuniu 20 mil pessoas para acompanhar ao vivo as partidas estratégicas do game - quase cinco milhões assistiam pela internet.
O Campeonato Mundial Battle.net 2012 é uma das muitas atividades da Blizzard que fizeram a empresa tomar a decisão de não realizar a edição 2012 da Blizzcon, feira com atrações para fãs das séries da produtora.
A final sul-americana é o primeiro torneio de grande porte no Brasil, realizado pela ESL - Electronic Sports League - uma das principais organizações do setor no mundo.
VEJA COMO FOI A FINAL SUL-AMERICANA DE "STARCRAFT II"
* O jornalista viajou a convite da Blizzard
LEIA MAIS
- Torcida, narradores e campeões: veja o que rolou de melhor no Mundial de "StarCraft II" em SP
- Jogador experiente leva Brasil para etapa final do campeonato mundial de "StarCraft II"
- Anderson "Potiguar" Jamier vence etapa brasileira do Campeonato Mundial de "StarCraft II"
- Com irreverência e dedicação, narradores animam o Campeonato
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.