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Mapas abertos e poderes especiais marcam multiplayer de "Crysis 3"; leia impressões

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

08/02/2013 17h25

Obrigatório nos jogos de tiro atuais, o multiplayer é uma faca de dois gumes para o desenvolvedor: é preciso equilibrar inovação com o mero 'atender às expectativas' dos consumidores. "Crysis 3" tenta alcançar esse ponto de equilíbrio, oferecendo uma nova interpretação para modalidades bem conhecidas do gênero.

No teste beta aberto de "Crysis 3", realizado no PC, PS3 e Xbox 360, ficou clara para UOL Jogos a intenção da Crytek em oferecer uma experiência diversificada para os jogadores, saindo do óbvio caminho traçado por "Halo" e "Call of Duty" nos últimos anos. Ao mesmo tempo, as modalidades disponíveis para teste - Hunted e Crash Site - não são nem um pouco originais.

Crash Site é a típica partida de captura de objetivos: os alvos surgem no mapa e é preciso dominar a área por um período, acumulando pontos para seu time, antes de partir para a próxima área disputada. Você já jogou isso antes em "Halo", "Battlefield", "Gears of War" e em vários outros games. Porém, a Crytek soube adicionar elementos que dão personalidade própria à brincadeira.

A outra modalidade, Hunted, parece mais original: um dos jogadores - escolhido ao acaso antes da partida - veste uma Stealth Nanosuit, versão furtiva do traje símbolo de "Crysis". Equipado com um arco high-tech e praticamente invisível, o jogador caça os demais participantes, que jogam como uma equipe de soldados Cell. Cada vítima abatida volta ao jogo no time do caçador até que o último seja eliminado.

ARCO E FLECHA

  • Divulgação

    No modo Hunted, o jogador com a Nanosuit só pode usar o Predator Bow contra suas vítimas.

A tensão é constante: a equipe Cell precisa se comunicar com frequencia e trabalhar em equipe para derrotar os caçadores, preparando armadilhas e protegendo-se das investidas furtivas do inimigo. No meio da vegetação exuberante, é difícil não se imaginar em um filme como "Predador".

Já para quem joga como o caçador, é preciso dominar o arco e flecha, aprender os melhores caminhos e atalhos pelo mapa e atirar para matar. Os agentes da Cell são fracos, mas uma rajada certeira pode colocar seu personagem no chão rapidamente. Diferente de "Batman: Arkham Asylum", por exemplo, você não possui um leque de equipamentos especiais - é preciso se virar com a Nanosuit, flechas e os próprios punhos.

Veteranos de "Halo" reconhecerão a semelhança com a modalidade "Infectado". O iminente "Aliens: Colonial Marines" também possui um modo de jogo similar. No reino das partidas multiplayer, nada se cria mas, com sorte, alguma coisa se aprimora.

VEJA TRAILER DO MODO "HUNTED" DE "CRYSIS 3"

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Licença para matar

No caso de "Crysis 3", o aprimoramento vem no design dos mapas e na versátil Nanosuit. Há duas arenas disponíveis para teste: Museum e Airport. A primeira é um verdadeiro pântano urbano, com árvores enormes e os restos de prédios arruinados. O segundo mapa é disparado o mais popular entre os participantes: um aeroporto tomado pela floresta, com carcaças de aviões partidas ao meio, áreas de embarque abandonadas e esteiras que servem de atalho para pegar inimigos desprevinidos.

Ambos os mapas compartilham o conceito de vários níveis de ação: há rotas alternativas para chegar aos principais pontos de confronto, boas posições para snipers e assim por diante. "Crysis 3" estimula a busca por abordagens diferentes, seja saltando sobre os adversários do 3º andar de um prédio destruido ou se esgueirando invisível para assassinar o rival.

A Nanosuit, disponível para todos no modo Crash Site e apenas para os caçadores em Hunted é responsável por parte da variedade tática das partidas: você possui poderes como invisibilidade temporária ou uma armadura mais pesada - além de outros que são liberados em níveis mais altos - e pode alternar entre eles, conforme tiver energia disponível.

Somando essas opções com as classes disponíveis - sniper, suporte e outras tantas, típicas dos jogos de tiro - e você tem diferentes táticas e modelos de personagem. Conforme evolui - ganhando partidas, eliminando oponentes e cumprindo desafios - você libera algumas vantagens, novas armas e itens de personalização.

Assim, é possível dedicar um bom tempo para criar sua própria classe, combinando características que combinam com seu estilo de jogo.

Os desafios são uma parte importante da brincadeira: assim como em "Halo 4", você possui objetivos extras ao longo do jogo. Cumprir essas tarefas rende bônus de experiência para o jogador.

Diferente do título da 343 Industries, os desafios de "Crysis 3" são curtos, como 'eliminar 11 inimigos em intervalos de no máximo 9 segundos entre eles'. Você seleciona os desafios que deseja tentar antes da partida e tem 3 tentativas para cumprir a tarefa. Há desafios diários e semanais e são um belo estímulo para os jogadores mais competitivos.

Playground selvagem

Ao menos no conteúdo oferecido no beta, "Crysis 3" não tenta reinventar a roda com suas partidas multiplayer. Ao contrário, a Crytek pega modalidades populares e divertidas e acrescenta seu 'know-how' em design de fases, criando pequenos playgrounds selvagens para os jogadores.

Embora apenas dois estágios tenham sido liberados para o beta, "Crysis 3" virá com 12 mapas abertos para suas partidas multiplayer e oito modalidades, incluindo as duas disponíveis para teste.

É uma receita equilibrada e até mesmo cautelosa, mas que somada aos sistemas de clases, evolução e personalização, prometem uma experiência de jogo robusta na selva futurista de "Crysis 3" a partir de 19 de fevereiro, quando o game chegar em definitivo ao PC, PS3 e Xbox 360.