Topo

Impressões: "Dark Arisen" é versão definitiva de "Dragon's Dogma"

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

20/03/2013 17h54

Com uma enorme aventura medieval recheada de segredos e batalhas épicas, "Dragon's Dogma" marcou o retorno da Capcom ao reino do RPG em 2012.

Você controla o herói Arisen, um personagem ao mesmo tempo abençoado com poderes especiais e amaldiçoado por um dragão maligno.

Sua missão envolve não só se livrar da maldição, mas também salvar o mundo. Para isso, você é auxiliado pelo exército dos Pawns, companheiros que são compartilhados entre os jogadores.

Para PS3 e Xbox 360, o jogo adotava um estilo similar ao de "Dark Souls", da From Software, em que muito pouco era ensinado ao jogador: você aprendia com seus erros, explorando o mundo, escutando seus companheiros e trocando pedaços de informação com a comunidade que se formou ao redor do título 'cult'.

"Dragon's Dogma" vendeu bem, mas ainda assim ficou fora do radar de muitos jogadores.

Em busca desse público, a produtora prepara "Dark Arisen", espécie de versão definitiva do RPG, que agrega ao extenso conteúdo original uma tonelada de extras. UOL Jogos teve a oportunidade de se aventurar pelas masmorras do jogo e conferir as novidades.

Maquiagem e masmorras

De cara, chama a atenção a bela maquiagem visual que "Dragon's Dogma" recebeu, através de um pacote de texturas que acompanha "Dark Arisen". Os cenários são mais detalhados e os personagens e monstros parecem mais caprichados do que no game original. O pacote é parrudo: no Xbox 360, as texturas vêm em um segundo disco, separadas do jogo.

IDIOMAS

Divulgação
"Dark Arisen" pode ser jogado com áudio em inglês ou japonês. Segundo a Capcom, o português ficou de fora desta versão por "não ser uma opção do jogo original".

É uma adição bem vinda para quem se aventurou no primeiro RPG e retornará para outra jornada: a sensação é de que está jogando um game novo e não visitando exatamente as mesmas paisagens.

Uma nova ilha traz um labirinto que testará as habilidades dos veteranos calejados, com monstros poderosos e recompensas valiosas.

Chamada Bitterback Island, a nova área é recomendada para personagens de nível 50. Você até pode ir para lá na primeira hora de jogo, mas é uma jornada suicida. Os inimigos que esperam pelo jogador ali são poderosos e impiedosos com heróis inexperientes.

São 25 novas criaturas, entre elas uma nova espécie de goblin, maior e mais forte do que os irritantes monstrinhos de "Dragon's Dogma". Outro monstro infame é o Maneater: a criatura se esconde em baús de tesouro e salta para cima de jogadores desavisados. Abrir baús no meio de uma briga não era uma boa idéia antes, mas agora pode representar o fim para seu grupo.

VEJA O TRAILER DE "DRAGON'S DOGMA: DARK ARISEN"

  •  

De cara com a Morte

Durante nosso teste, um monstro chamou a atenção: a Morte. Sim, aquela mesma, vestindo um capuz negro e carregando uma foice. A criatura é enorme e flutua pelo meio da sala, cercada por inimigos menores. Pior de tudo, é capaz de matar com um único acerto. Um oponente temível, que dará trabalho mesmo para os veteranos matadores de dragões do RPG original.

O desafio em "Dark Arisen" cresce exponencialmente: ao derrubar um oponente particularmente poderoso, o sangue da criatura atrai outras feras. Assim, você precisa se locomover rápido pelo labirinto ou ter um bom estoque de poções de cura para encarar os predadores que surgem na escuridão.

Vale a compra?

Para quem deixou passar "Dragon's Dogma" até agora, mas quer experimentar um RPG complexo e diferente, vale esperar por "Dark Arisen". O mesmo não é tão certo para os veteranos do jogo.

BÔNUS DE TRANSFERÊNCIA

Divulgação
Ao passar os dados de um jogo para outro, você receberá algumas compensações: 100,000 Rift Crystals, Ferrystones ilimitadas e o pacote Gransys Armour, com seis trajes inéditos para seu aventureiro.

Com novas habilidades, mais de cem equipamentos inéditos, novos Pawns e muitos lugares novos para explorar, "Dark Arisen" parece uma excelente expansão para "Dragon's Dogma", exceto por um detalhe: é um jogo completo e não um DLC ou disco de expansão.

Vendido em disco e por download, "Dark Arisen" inclui todo o conteúdo original de "Dragon's Dogma".

Se você já tem o game original, poderá transferir seus dados para o novo título, mas não poderá pagar apenas pelo conteúdo inédito.

"Dark Arisen" será distribuído em disco e também por download. Nos EUA, o jogo terá um preço mais em conta: US$ 40. Por aqui, até o momento a Capcom não sabe informar qual será o preço nacional.

Para PS3 e Xbox 360, "Dragon's Dogma: Dark Arisen" sai em 23 de abril.