Topo

Motores gráficos "de próxima geração" não oferecem suporte para Wii U

Do UOL, em São Paulo

01/04/2013 12h32Atualizada em 01/04/2013 14h48

Nem a Frostbite 3, do recém-anunciado "Battlefield 4", nem o motor gráfico Unreal Engine 4, da Epic Games, oferecerão suporte para o Wii U, console mais recente da Nintendo.

Questionado pelo site Kotaku durante um painel na GDC 2013, Mark Rein, co-fundador da Epic, sentenciou: "Unreal Engine 4 não rodará no PlayStation 3, Xbox 360 e Wii U. É tecnologia para a próxima geração, é isso que queremos".

"Para desenvolvedores que querem colocar a nossa tecnologia no Wii U, eles podem", disse o executivo em referência ao motor gráfico Unreal Engine 3, utilizado em vários jogos atuais, como "Batman: Arkham City" e "Mass Effect 3", por exemplo.

"O Unreal Engine 3 está detonando no Wii U. Os melhores jogos dele são feitos com a nossa tecnologia. O que mais vocês querem?", perguntou o executivo da Epic Games.

No dia seguinte, em entrevista ao site Engadget, Mark Rein tentou consertar a gafe:

"O Unreal Engine 4 é altamente escalonável para várias plataformas, inclusive para aparelhos mobile", explicou o executivo. "Se alguém quiser levar um jogo com a UE4 para o Wii U, ele pode! Se quiser levar esse jogo para o Xbox 360, ele pode! Mas esse game não será tão bonito quanto em uma plataforma de próxima geração 'de verdade'.

GDC 2013: VEJA DEMO "INFILTRATOR" DO UNREAL ENGINE 4

  •  

Sem suporte da EA

Por sua vez, o Frostbite 2, motor gráfico da EA, também não possui suporte para o Wii U, apesar de rodar nos consoles PS3 e Xbox 360.

Em entrevista ao site Eurogamer, o produtor executivo de "Battlefield 4", Patrick Bach, confirmou que o game de tiro não sairá para o console da Nintendo. "Nosso maior problema é que agora não queremos ir abaixo do que consideramos nossas máquinas de especificações mínimas".

"O Wii U não é parte do nosso foco atual", concluiu.

Assim como "Battlefield 4", nenhum título anunciado recentemente pela EA, como "Madden NFL 25" por exemplo, possui versão para Wii U.

VEJA 17 MINUTOS DE "BATTLEFIELD 4" EM AÇÃO

  •