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Jogos para celulares: "Dungeon Hunter 4" é clone competente e 'mercenário' de "Diablo III"

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

12/04/2013 17h21

A produtora Gameloft parece ter a estratégia de copiar games famosos e lançá-los para celulares. A série "Modern Combat", por exemplo, parece um clone de "Call of Duty". Já "Dungeon Hunter", que agora chega à quarta edição, imita a clássica franquia "Diablo".

"Dungeon Hunter 4" retoma o estilo tradicional da série, com história: no terceiro episódio, era só uma sucessão de batalha de arenas. Os combates infinitos também estão presentes no mais recente game, mas é só uma parte.

O jogo está disponível para iPhone, iPod Touch e iPad - e uma versão para Android está prometida para breve. O título é gratuito para jogar, mas possui microtransações.

O jogo pode não se destacar pela originalidade, mas conseguiu copiar muitas das qualidades de "Diablo III". Os mapas são grandes e possui um sistema de batalha e de evolução competentes, com várias habilidades e magias para liberar.

Pague ou espere

O grande problema de "Dungeon Hunter 4" é seu modelo de negócio. É um jogo gratuito, mas muito restritivo para quem não quer colocar a mão no bolso. As poções, por exemplo, estão restritas a três unidades, no máximo, e são repostas apenas a cada oito horas. Então, a dificuldade aumenta absurdamente, já que, num game desse tipo, a recuperação de energia faz parte da estratégia.

Pelo conversão do jogo, US$ 1,99 compram 200 joias, o equivalente a dez poções. O espaço no inventário também é bem pequeno sem gastar joias: está limitada a 20 itens. Diante disso, o modelo de negócio dos dois primeiros games da série, que eram pagos, parece bem mais interessante para o usuário.

No fim, "Dungeon Hunter 4" é um bom jogo estragado pelo esquema mercenário das microtransações.

Trailer de "Dungeon Hunter 4"

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