Topo

Só no Japão: fenômeno, "Puzzle & Dragons" terá versão para 3DS

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

19/04/2013 19h43

Não é de hoje que dizem que o mercado japonês de games passa por uma crise. De fato, como a economia nipônica como um todo, a indústria dos jogos passa por uma estagnação há pelo menos cinco anos. Porém, nada disso parece afetar as duas grandes editoras de jogos sociais: GREE e GungHo.

Esta última teve uma arrecadação de 8,5 bilhões de ienes (cerca de US$ 85 milhões) em janeiro deste ano, o que representa um crescimento de mais de 1.000% (ou seja, dez vezes mais) em relação ao mesmo mês de 2012.

O fenômeno atende pelo nome de "Puzzle & Dragons", que tem versões para iPhone, iPad e aparelhos Android. No Japão, o jogo bateu a marca de 12 milhões de downloads, o que equivale dizer que 10% da população baixou o título.

  • "Puzzle & Dragons Z" mistura RPG e quebra-cabeça

"Puzzle & Dragons" parece uma mistura de "Pokémon" com "Bejeweled": o jogador tem um grupo de monstros que, para atacar, deve formar grupo de três ou mais blocos num tabuleiro. É uma fórmula parecida com a de "Puzzle Quest", mas tem um forte componente de colecionismo. As criaturas mais fortes são raras e, para isso, é necessário dedicar tempo ou pagar para ter mais chances de pegar um desses.

E, aparentemente, muita gente tem colocado a mão no bolso. Segundo relatórios, cada usuário pago gasta, em média, cerca de 6.250 ienes por mês (cerca de US$ 63), praticamente o preço de um jogo de console por lá. A quantidade de microtransações é tão grande que chamou até atenção do Google, que cuida da infraestrutura da loja de aplicativos do Android. Segundo Andy Rubin, ex-vice-presidente de conteúdo digital e mobile, disse que o jogo lotou a capacidade dos servidores com tantas transações.

Agora, esse fenômeno será lançado para o Nintendo 3DS no Japão, com outro modelo de negócio: no portátil, o game será pago, mas não prevê microtransações. Nessa versão, o game terá elementos de exploração em cidades e masmorras, diferente do que acontece nos celulares. A GungHo pretende colocar novos monstros, novas masmorras e mecânicas de jogo, mas nada disso foi detalhado por enquanto. "Puzzle & Dragons Z" para 3DS está previsto para sair no final de 2013.