Topo

Só no Japão: país perde 2,3 milhões de jogadores de videogame

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

03/05/2013 19h09

A CESA, associação que representa as editoras japonesas de games, divulgou que a população que joga consoles e portáteis dedicados a games caiu de 31 milhões, na pesquisa do ano passado, para 29 milhões de pessoas em 2013.

Atualmente, a população de jogadores de videogame chega a 25,9% do total, ou seja, houve uma queda de de 2,3 milhões de usuários, ou 7,4% a menos em relação à pequisa de 2012. Será que lá ainda é o país do videogame?

Pelo jeito, sim, pois isso não quer dizer que há menos pessoas jogando no Japão, mas que o perfil está mudando, já que a pesquisa deixa de lado usuários de PCs e de smartphones.

  • "Puzzle & Dragons Z" mistura RPG e quebra-cabeça

Os jogos online e títulos para celulares estão crescendo bastante na Terra do Sol Nascente. Um dos maiores fenômenos é exatamente um jogo para smartphones: "Puzzle & Dragons". O título já foi baixado 12 milhões de vezes e ajudou a editora GungHo a aumentar a arrecadação em 1.000% (!), na comparação entre os janeiros de 2012 e 2013.

"Puzzle & Dragons" é um jogo de quebra-cabeça ao estilo de "Bejeweled" e "Candy Crush Saga", mas também elementos de RPG e de colecionismo como os de "Pokémon". A procura pelos dragões raros impulsiona as compras de itens, que é a principal fonte de renda do jogo.