Topo

Só no Japão: nipônicos estranham cenário 'caseiro' de "Final Fantasy XV"

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

14/06/2013 19h34

Cenários típicos de RPGs japoneses costumam ter inspirações medievais ou são de ficção científica espacial, mas parece que "Final Fantasy XV" quer acabar com esse lugar comum e será ambientado no que parece uma moderna metrópole japonesa.

Nos recentes trailers do game, pode-se notar elementos tipicamente nipônicos na cidade de Lucis, como carros de polícia preto e branco e as autoestradas com 'safety cars'.

A mudança de ares parece ter gerado um certo desconforto nos fóruns de internet como o 2ch. Ali, os usuários se questionam onde foi parar a parte da 'fantasia' de "Final Fantasy". Outros ficaram se perguntando por que os personagens são ocidentais, se o cenário mais parece Tóquio.

Ambientado no Japão?

  • Reprodução

    Um carro de polícia tipicamente japonês aparece em "Final Fantasy XV"

Por outro lado, tem gente que gostou dessa mistura, de ter aqueles monstros e 'summons' no meio de um ambiente moderno. "Seria a última palavra em fantasia", resumiu um usuário. Os nipônicos ainda acham que o jogo pode fazer sucesso entre os ocidentais que amam o Japão.

Se bem que não é a primeira vez que "Final Fantasy" tem um ambiente inspirado no Japão: o game "Type-0", lançado para PSP apenas na Terra do Sol Nascente, já era meio assim.

Antes chamado de "Final Fantasy Versus XIII", "Final Fantasy XV" é o próximo episódio canônica da famosa série de RPG. O jogo parece trazer mais elementos de ação, ao passo que a série geralmente usa um sistema de turnos para os combates. O game está planejado para sair no PlayStation 4 e Xbox One. Ainda não há data de lançamento definido.

Veja sistema de batalha de "Final Fantasy XV"

  •