Topo

Microsoft volta atrás e Xbox One rodará usados e funcionará offline

do Gamehall

19/06/2013 17h09Atualizada em 20/06/2013 11h24

A Microsoft voltará atrás e removerá todas as políticas que restringem o uso do Xbox One offline e suas limitações relativas ao compartilhamento de jogos em disco. Segundo a companhia, a medida foi tomada em resposta ao feedback da sua comunidade de fãs.

Durante a E3 2013, a Sony anunciou que o principal concorrente do Xbox One, o PS4, não seria restringido por nenhuma das políticas que tinham sido anunciadas anteriormente pela Microsoft.

No novo plano da empresa, uma conexão online só será necessária para configurar o console uma primeira vez, de forma que todos os jogos, baixados ou em disco, funcionarão tanto com ou sem acesso à internet. Além disso, travas de região e as imposições que impossibilitam a troca e o empréstimo livre de games também serão removidas.

Veja o que mudará no Xbox One em comparação com as informações anunciadas originalmente pela Microsoft:

. Sem exigência de conexão online para rodar jogos
. O console não precisará efetuar checagens online à cada 24 horas
. Sem bloqueio de região
. Sem restrições para emprestar jogos
. Sem restrições para rodar jogos usados
. Conexão online será pedida na configuração do console
. Todos os jogos baixados rodarão tanto online quanto offline
. Assim como no X360, o disco deve estar no leitor para rodar o game

O diretor de produtos da Microsoft, Marc Whitten, informou ao site CNET que o preço do Xbox One permanecerá o mesmo. Nos EUA, o console será lançado por US$ 499. No Brasil, o preço oficial será R$ 2199.

Foi explicado também que ao rodar um jogo pela primeira vez, será efetuada uma rápida checagem online.

Outra mudança importante divulgada por Whitten, em entrevista ao site Polygon, é que o Xbox One não terá mais o sistema de contas compartilhadas entre familiares. Anunciado no dia 6 de junho, o sistema permitiria que os usuários do console compartilhassem sua biblioteca de jogos entre 10 membros de sua família, através da nuvem.

"Agora, você precisará emprestar o disco, assim como no Xbox 360", explicou Whitten. Da mesma forma, não será possível baixar o jogo na casa de um amigo. Para jogar, mesmo que o game esteja instalado no HD do Xbox One, será preciso ter o disco na bandeja.

Leia o comunicado oficial

As informações foram confirmadas pela Microsoft nesta página, em inglês, através de um comunicado oficial redigido pelo diretor da divisão Xbox da empresa, Don Mattrick.

Veja uma tradução integral do comunicado:

"Seus comentários importam - atualização sobre o Xbox One

Na última semana, durante a E3, toda a empolgação, criatividade e o futuro da nossa indústria estava em exposição para uma audiência global.

Para nós, o futuro vem na forma do Xbox One, um sistema projetado para ser o melhor lugar para jogar games neste ano e pelos muitos anos adiante. Como já faz parte do nosso legado com Xbox, projetamos o sistema para tirar total vantagem dos avanços da tecnologia a fim de entregar uma experiência inovadora em termos de controles e diversão. Imaginamos todo um novo conjunto de benefícios, como maior mobilidade, compartilhamento com a família e novas formas de testar e comprar jogos. Acreditamos nos benefícios de um futuro digital, conectado.

Desde que revelamos nossos planos para o Xbox One, meu time e eu ouvimos diretamente de muitos de vocês, lemos seus comentários e escutamos seu feedback. Eu gostaria de aproveitar a oportunidade hoje para agradecer a todos vocês pela ajuda em nos ajudar a reformar o futuro do Xbox One.

Vocês nos contaram o tanto que amam a flexibilidade que existe hoje com jogos em disco. A possibilidade de emprestar, compartilhar e revender esses jogos à vontade é de incrível importância para vocês. Também é importante para vocês a liberdade de jogar offline, por quanto tempo quiser, em qualquer lugar do mundo.

Então, hoje estou anunciando as seguintes mudanças para o Xbox One e como você pode jogar, compartilhar, emprestar e revender seus jogos exatamente da mesma maneira que você faz hoje em dia com o Xbox 360. Veja o que isso tudo significa:

. Uma conexão com a internet não vai ser exigida para jogar offline games de Xbox One -
Depois de uma ativação única com um novo Xbox One, você pode jogar qualquer game em disco sem precisar conectar online novamente. Não há exigência de conexão a cada 24 horas e você pode levar seu Xbox One para onde quiser e jogar seus jogos, exatamente como no Xbox 360.

. Trocar, emprestar, revender, dar de presente e alugar jogos em disco do mesmo jeito que você faz hoje -
Não haverá limitações para usar e compartilhar jogos, tudo vai funcionar da mesma maneira que no Xbox 360.

Além de comprar um disco de uma loja, você também pode fazer download de games da Xbox Live no dia de lançamento. Caso você escolha fazer download do game, você poderá jogá-lo offline do mesmo jeito que faz hoje em dia. Jogos de Xbox One serão jogáveis em qualquer console Xbox One - não haverá restrições regionais.

Essas mudanças vão afetar algumas das situações que anunciamos anteriormente sobre o Xbox One. O compartilhamento de jogos vai funcionar da mesma maneira que hoje em dia, você simplesmente compartilha o disco. Jogos adquiridos via download não poderão ser compartilhados ou revendidos. Além disso, da mesma maneira que hoje em dia, jogar games em disco exigirão ter o disco na bandeja de discos do console.

Aprecisamos muito sua paixão, apoio e boa vontade de desafiar os pressupostos do licenciamento digital e conectividade.  Apesar de ainda acreditarmos que a maioria das pessoas vai jogar games online e acessar a nuvem tanto para jogos quanto entretenimento, daremos aos consumidores a escolha entre conteúdo em mídia física e digital. Nós ouvimos e escutamos alto e claro o comentário de que vocês querem o melhor dos dois mundos.

Obrigado mais uma vez por seus comentários sinceros. Nossa equipe continua comprometida a escutar, receber comentários e entregar um grande produto no final deste ano."

VEJA A APRESENTAÇÃO OFICIAL DO XBOX ONE

  •