Topo

Não é cilada: conheça "Euro Truck", jogo de caminhão sucesso no Brasil

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

09/08/2013 17h59

Já imaginou passar uns dias viajando pelas estradas européias, visitando lugares como o sul da França, o interior da Inglaterra e outras paragens pitorescas do Velho Mundo? E que tal fazer isso na boléia do seu próprio caminhão?

Essa é a premissa de "Euro Truck Simulator 2", jogo da tcheca SCS Software que vem conquistando muitos fãs no Brasil. A produtora é bem conhecida dos entusiastas da simulação: é a mesma da série "18 Wheels of Steel", franquia nascida em 2002 e com vários jogos já lançados, sempre abordando a vida à bordo de grandes caminhões.

"Euro Truck 2" saiu em outubro de 2012, mas despertou a atenção de muita gente quando apareceu na liquidação de férias do Steam, em julho deste ano. Além do preço em conta na ocasião (cerca de R$ 20) o game não exige uma máquina parruda para rodar - mas tem se você tiver um PC robusto, ele não nega fogo.

De fato, dá para jogar "Euro Truck 2" com 3 monitores ao mesmo tempo, compondo a cabine do caminhão (uma tela na frente, duas dos lados, exibindo a imagem das janelas) e o jogo tem suporte para vários volantes, inclusive o festejado G27, um dos melhores acessórios para simulação atualmente.

Veja os requisitos de sistema mínimos e recomendados do jogo:

EURO TRUCK SIMULATOR 2

 MÍNIMORECOMENDADO
ProcessadorDual Core 2.4 GHzDual Core 3 GHz
Memória RAM2 GB4 GB
Placa de vídeoNvidia 7600 GT 256 MBNvidia GTS 450 1 GB
Direct3DSimSim
DirectX9.0c9.0c
Sistema operacionalWindows XP/VistaWindows 7, Windows 8

Gerenciamento e evolução

Um aspecto interessante de "Euro Truck Simulator 2" é o sistema de gerenciamento e evolução. Você trabalha como caminhoneiro, mas além de fazer fretes para outras empresas, possui a sua própria firma de transporte de cargas. Nela, você é responsável por adquirir caminhões novos, negociar empréstimos e, claro, realizar entregas.

PERSONALIZADO

  • "Euro Truck 2" possui muitas modificações disponíveis para download, desde peças mecânicas melhores até alterações nos limites de velocidade. Você pode colocar a sua seleção musical no lugar do rádio do caminhão - ou escolher entre as dezenas de rádios online que o jogo oferece - tudo para tornar suas experiência mais pessoal. Existe até mesmo um grupo trabalhando em um 'mod' para recriar o Brasil no jogo, com o mapa do Brasil no jogo, com as cidades e malha viária do país.

Quando você cumpre entregas para outras empresas, elas são responsáveis pelos gastos da viagem, como pedágios e multas - claro, essas últimas são descontadas do valor que você receberá no final.

Ao assumir uma entrega por conta própria, você precisa se planejar para encarar as despesas, mas aos poucos construirá o seu próprio império dos transportes.

Além de dinheiro, você ganha experiência ao cumprir suas entregas, subindo de nível como em um jogo de RPG. Ao passar de nível, seu caminhoneiro ganha pontos para comprar habilidades e assim personalizar seu estilo de jogo.

As habilidades envolvem diferentes especializações como 'cargas perigosas', 'viagens de longa distância' e 'cargas valiosas', por exemplo. Com mais pontos em uma delas, você tem vantagens nas negocições, conseguindo preços melhores e mais ofertas do tipo.

Em níveis altos, você também libera caminhões diferentes para dirigir. Cada veículo tem suas especificidades como velocidade, potência e, mais importante, comprimento e altura. Quanto maior a máquina e a carga, mais cuidadoso você precisa ser nas manobras.

O jogo não tem a profundidade de um "City Tycoon" no micro-gerenciamento, mas envolve o jogador em suas finanças e na sensação constante de evolução: seja juntando dinheiro para comprar um caminhão ou pagar a parcela do empréstimo, comprando uma nova peça para personalizar o veículo ou simplesmente ganhando experiência enquanto dirige até uma nova cidade, você sempre sente que está melhorando - e fica a vontade de avançar mais um pouco.

  • Divulgação

    Visão interna da boléia tem painel e espelhos detalhados, mas motorista invisível

Enquanto isso, na estrada

É na estrada, dentro de um caminhão, que você passa a maior parte do tempo em "Euro Truck Simulator 2". O jogo permite várias configurações de dificuldade, todas baseadas na sua experiência com simuladores.

Você pode jogar usando as setas do teclado, por exemplo, com as marchas e outros detalhes técnicos em modo automático. O jogo vai parecer um 'fliperama', mas sem as velocidades estonteantes ou perseguições policiais.

Também pode ativar vários níveis de simulação e aí o jogo se transforma: é preciso ficar atento ao volante, às trocas de marcha e ao uso do retarder - sistema na caixa de câmbio do caminhão que, ao ser acionado, reduz a velocidade. Aqui, conhecer os vários componentes do veículo e os detalhes da carga, velocidade máxima do caminhão conforme o peso carregado e assim por diante.

O lado bom é que você pode aumentar a complexidade do jogo gradativamente, conforme se acostuma com a rotina de caminhoneiro. Como todo bom game, "Euro Truck Simulator 2" exige pouco do jogador para começar a se divertir, mas pede tempo e dedicação para ser dominado.

Siga em frente, caminhoneiro

Nos últimos meses, "Euro Truck Simulator 2" vem angariando fãs e entusiastas pelo Brasil. A comunidade se encontra para trocar dicas e compartilhar experiências no grupo do game no Facebook (que tem quase 4 mil membros), fórum Adrenaline e até mesmo no Fórum UOL Jogos.

O estudante Erick Araujo, 18 anos, um dos fundadores do grupo do jogo no Facebook, é fã de simuladores desde a época do "18 Wheels of Steel" e participou do time de beta teste de "Euro Truck 2". Para ele, o game é muito bom, mas poderia ser melhor.

"A simulação próxima do realismo é a melhor parte", diz Erick, que está juntando dinheiro para comprar um volante G27. "Mas acho que faz falta ter mais opções de direção, de poder comprar um trailer para sair por aí".

A popularidade do jogo ainda impressiona os membros da comunidade. De fato, o nicho dos simuladores é muito mais forte na Europa do que em outros mercados. Para Erick, o que falta no Brasil para esses jogos serem mais conhecidos são bons exemplos para os jovens.

"Já começa pela vida real", explica o estudante. "O emprego [de caminhoneiro] é desvalorizado. As estradas são ruins. Se você chegar num grupo de jovens e perguntar quem quer ser caminhoneiro, nenhum vai responder que sim".

"A falta de vontade de saber como é acaba afastando os jogadores", termina Erick.

  • Divulgação

    "Tinha um sonho, ir pra Nova York... fazer seu caminhão voar nas nuvens"

Fuga da rotina

Games podem não ser a solução para os problemas da sociedade, mas podem apresentar novas experiências e rotinas completamente diferentes para os jogadores. Assim como "Animal Crossing", "Flight Simulator" ou "World of Warcraft", "Euro Truck Simulator 2" é um jogo com a capacidade quase mágica de transportar você para um mundo diferente.

No caso de "Euro Truck 2", essa é uma experiência não necessariamente extraordinária, mas tão distante da rotina sedentária da maioria dos jogadores que você se permite dar a partida no motor, escolher um destino e seguir em frente, imaginando o vento bater na janela e deixar os pensamentos voarem longe... sem sair da frente do computador.