Topo

Só no Japão: 15 produtoras nipônicas firmam parceria por mercado mobile

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

23/08/2013 18h56

Todo mundo sabe que o mercado de games para celulares está em expansão e todos estão de olho no bolo. Porém, nessa área, as produtoras tradicionais são coadjuvantes, ficando à sombra de editoras como a Gree, DeNA e Mobage.

Dispostas a mudar a situação - e evitar os atravessadores -, empresas como a Sega, Capcom e Taito firmaram um parceria que reunirá 30 companhias até o final do ano.

Nesse acordo, será criado um portal único, de responsabilidade da Sega, que reunirá o conteúdo produzido pelo grupo. Além disso, em cada game que as produtoras criarem, haverá propagandas de outros jogos, criando assim uma sinergia.

"Killzone" de papel

  • Reprodução

    Série terá história em quadrinhos no Japão

Num primeiro momento, o grupo reúne 15 empresas, cujos jogos reúnem um público de 20 milhões de usuários. É um número que faz frente à Gree, a DeNA e a Mobage e, assim, as produtoras não precisam mais depender dessas editoras. Resta saber se isso vai funcionar.

Jogos de tiro em primeira pessoa não são muito populares na Terra do Sol Nascente, mas a Sony está tentando uma abordagem inédita para a série "Killzone": transformá-la num mangá (quadrinhos japoneses). O impresso está previsto para sair em 26 de agosto.