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"World of Warcraft" gratuito "pode fazer sentido algum dia", diz Blizzard

do Gamehall

23/08/2013 15h00

Uma versão gratuita de "World of Warcraft" pode fazer sentido algum dia, disse o designer Tom Chilton, da Blizzard Entertainment, ao site Polygon.

O designer declarou que a produtora não é contra passar do modelo de assinatura mensal de "World of Warcraft" para um modelo gratuito, mas que a Blizzard ainda tem várias dúvidas sobre a mudança no modelo de negócio.

"Para a Blizzard, faz sentido [tornar o jogo gratuito] em algum momento", disse Chilton. "Mas existem muitos riscos nessa transição. Você ouve histórias sobre desenvolvedores partindo para o formato gratuito e conseguindo dobrar o número de jogadores, mas nem sempre se sabe se isso funciona desse jeito e por quanto tempo isso dura. Não sabemos mesmo quando as pessoas perdem o interesse e vão embora".

Maior jogo online com assinatura mensal do mundo, "World of Warcraft" tinha 7,7 milhões de jogadores em 30 de junho. O jogo foi lançado em 2004 e já recebeu quatro expansões. A próxima grande atualização de "WoW", intitulada "Siege of Orgrimmar", está prevista para o dia 10 de setembro.

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Público casual

Em outro trecho da entrevista, o designer Tom Chilton comenta que a expansão "Mists of Pandaria", de 2012, criticada pela atmosfera mais casual, se provou "muito bem suscedida" para a Blizzard. Tanto que, de acordo com Chilton, o jogo sofreria se não tivesse recebido esse conteúdo.

"Estariamos em más condições se não tivessemos feito isso". Para Chilton, a abordagem casual de "Mists of Pandaria" pode ter irritado os veteranos do game, mas atraiu uma nova audiência.

"Pessoas que jogaram o 'Vanilla' (apelido da caixa clássica de "World of Warcraft") sempre vão dizer que 'se tivesse continuado daquele jeito, eu teria me divertido tanto agora como naquele tempo', mas isso não é verdade. A audiência sempre evolui".