Topo

Cortana, de "Halo", inspira nome de assistente pessoal do Windows Phone

do Gamehall

13/09/2013 15h17

O futuro Windows Phone 8.1, da Microsoft, deverá trazer um sistema de assistente pessoal similar ao Siri, da Apple, mas que pretende ir além do reconhecimento de voz, chegando até a aprender e se adaptar.

Com o codinome "Cortana", inspirado pela personagem de "Halo" com função similar ao que a Microsoft pretende para seus dispositivos, o sistema deve ser não apenas um aplicativo, mas o centro das futuras versões do Windows Phone, Windows e do Xbox One, de acordo com reportagem do site ZDNet.

De acordo com o artigo, o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, declarou em um memorando de julho a respeito da reorganização da empresa:

"Nossa interface de usuário será profundamente personalizada, baseada na avançada, quase mágica, inteligência em nossa nuvem que aprende mais e mais com o passar do tempo sobre as pessoas e o mundo. Nosso sistema irá suportar nativamente todos os nossos serviços essenciais, e será ótimo em responder perfeitamente ao que as pessoas perguntarem, e até mesmo antecipar o que elas precisam antes de pedirem."

Ficção ou realidade?

"Cortana" deve ser um sistema que integrará múltiplos programas e serviços da Microsoft, como o Bing.

Ainda de acordo com a reportagem, representantes do Bing disseram ao site CNET que a Microsoft decidiu esperar até ter algo revolucionário, ao invés de evolucionário, para inaugurar essa nova tecnologia de assistente.

A versão atual do Windows Phone contém comandos de voz, mas o projeto "Cortana" claramente pretende ir muito além disso. Ainda não se sabe se o nome oficial desse futuro sistema carregará mesmo o nome da personagem de "Halo".