Topo

Polêmico no Brasil, "Carmageddon" ganhará nova edição em março de 2014

Do UOL, em São Paulo

26/09/2013 12h58

O jogo de corrida "Carmageddon: Reincarnation" chegará aos computadores em março de 2014, através da plataforma Steam. O jogo chegará em formato 'Early Access', ou seja, ainda estará incompleto e deverá receber atualizações posteriores até chegar ao produto final.

Com altas doses de carnificina e uma mecânica que incentivava atropelamento de pedestres indefesos, o "Carmageddon" original teve sua venda foi proibida no Brasil na década de 1990.

Pacote básico

A página do jogo no site Kickstarter, onde a produção foi financiada, informa que quem contribuiu com US$ 15 ou mais receberá o "pacote básico" de "Reincarnation". A produtora Stainless Games divulgou que outros conteúdos para o jogo serão lançados posteriormente via download.

O anúncio pegou de surpresa os fãs que apoiaram o desenvolvimento, pois em momento algum foi dito que não receberiam o produto completo. Para acalmar os ânimos, a Stainless explicou que "os apoiadores receberão o conteúdo Early Acess mais todas as atualizações subsequentes que, juntas, formarão o jogo completo".

Vale observar, "Reincarnation" estava previsto para sair originalmente em 2013. Após conseguir os recursos para sua produção, a Stainless Games adiou o lançamento para fevereiro e agora, promete entregar o jogo ainda não acabado em março de 2014.

Perigo nas ruas

"Carmageddon" é uma polêmica série de automobilismo no qual a disputa de velocidade fica em segundo plano: o jogador ganha mais pontos conforme atropela e mata competidores e qualquer um que aparecer na pista.

O primeiro jogo surgiu em 1997 para PC e impressionou muito mais pela violência em grandes doses do que pelos gráficos em 3D e física competentes. Uma série de continuações a adaptações para outras plataformas apareceu, mas nenhum título conseguiu repetir o sucesso e polêmica do original - que chegou inclusive a ser banido do Brasil.

O jogador participa de uma corrida sem limites, mas com regras bem exóticas. Além do tradicional desafio de terminar a prova em menos tempo, é possível também optar por atropelar os pedestres ou destruir o carro dos seus adversários para ganhar pontos.

Desde a sua produção, o jogo sofreu uma série de censuras no mundo todo, sendo até obrigado a substituir os pedestres humanos por robôs ou zumbis. No Brasil, o jogo chegou às lojas com um sistema de senha que liberava a carnificina contra os humanos, mas mesmo com esse cuidado "Carmageddon" acabou banido do país após uma semana de vendas