Topo

Só no Japão: novo PS Vita tem tela pior, mas não incomoda, aponta site

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

11/10/2013 19h35

Nesta quinta-feira (10), foi lançado no Japão a nova versão do portátil PS Vita. Mais barato, a maior mudança do aparelho está na tela, que agora usa tecnologia LCD, e não OLED, como era o modelo original.

O conceituado site japonês 4gamer fez os primeiros testes no novo Vita (modelo PCH-2000), e aponta as diferenças em relação à versão anterior (PCH-1000).

Para começar, o nível de preto é muito melhor no PCH-1000, o que não chega a ser um resultado inesperado. Na tecnologia LCD, existe um painel luminoso por trás da tela, enquanto que no OLED, cada pixel possui sua própria iluminação (ou seja, onde deve ser preto o ponto fica totalmente apagado).

Novo PS Vita vs. antigo PS Vita

  • Reprodução/4gamer.net

    Característica própria das telas de LCD (à esquerda), há 'vazemento' de luz mesmo nas partes totalmente escuras. No OLED, o preto é absoluto

No teste de cores, o modelo novo apresentou cores mais 'quentes', puxando mais para o verde, enquanto que, no PCH-1000, pendia mais para o azul e o vermelho. O brilho é maior no modelo 2000, mas a versão antiga ganha no contraste. A tela de LCD também sofre com os resíduos de imagens do quadro anterior, coisa que inexiste no OLED.

O site pondera que, olhando com uma lupa, a tela do novo PS Vita é tecnicamente inferior à do modelo antigo, mas, na hora de jogar, nenhum desses 'problemas' chega a incomodar.

A parte mais perceptível é a diferença nas cores, e isso pode tornar o tom de pele esquisito, já que os games, até aqui, foram projetados para serem vistos no modelo 1000.

Quem sabe no futuro, a Sony volte com o OLED para o PS Vita, mas, por ora, o portátil vai usar LCD mesmo. Por enquanto, o modelo 2000 ainda não tem previsão de lançamento fora do Japão.

Nesse fim de semana, os holofotes estarão voltados novamente para o Nintendo 3DS. Não bastasse "Monster Hunter 4" estar vendendo horrores (já passou de 2,5 milhões de cópias, sem contar as vendas por download), vai sair "Pokémon X" e "Y", que já tem 1,56 milhão de cópias comercializadas antecipadamente.

Fora isso, um novo modelo do 3DS será colocado no mercado: o Nintendo 2DS, que não traz efeito tridimensional para as imagens.