Topo

Papo da Redação: UOL Jogos discute a Steam Machine, novo projeto da Valve

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

14/10/2013 12h13

Console ou PC, qual é melhor para jogar videogame? Cada um tem a sua opinião, mas todos sabem que ambas as opções oferecem suas vantagens (e desvantagens). A Valve parece disposta a unir o melhor dos dois mundos com sua mais nova aposta: a Steam Machine.

Não se trata do famoso usuário do Fórum UOL, mas sim de levar o poder bruto do PC e as facilidades do Steam (seja para comprar e gerenciar seus jogos como para encontrar os amigos para partidas online), para a sala de estar.

Para isso, a empresa aposta em três produtos:  o Steam OS, um sistema operacional baseado em Linux e dedicado para jogos; as máquinas Steam, fabricadas por diversas empresas e até pelos próprios usuários e o Steam Controller, um joystick que aposta em superfícies de toque para substituir as alavancas e direcionais tradicionais.

Trocamos algumas idéias e compartilhamos nossas expectativas sobre o Steam Machine alguns dias atrás, e você confere o resultado no Papo da Redação de hoje (14):

  •  

Poder de fogo

O programa foi gravado alguns dias antes da Valve divulgar as especificações dos protótipos da Steam Machine e por isso, admito, eu estava um tanto quanto reticente quando ao potencial do aparelho.

Veja na tabela a seguir as diferentes espeficiações dos primeiros protótipos do Steam Machine, que serão entregues aos usuários que participarem do teste beta do aparelho em 2014:

ESPECIFICAÇÕES DA "STEAM MACHINE"

GPUAlgumas unidades com NVidia Titan, algumas com GTX780, algumas com GTX760 e algumas com GTX660
CPUAlguns com Intel i7-4770, alguns com i5-4570 e alguns com i3
RAM16GB DDR3-1600 (CPU), 3GB DDR5 (GPU)
HD1TB/8GB híbrido SSHD
Fonte450w 80Plus Gold
Dimensões30,48 cm x 31,49 cm x 7,36 cm

A filosofia por trás da Steam Machine e do Steam OS me agrada: mesmo sendo máquinas dedicadas, são ao mesmo tempo abertas para modificações feitas pelos usuários, tanto no hardware quanto no sistema operacional. É uma mentalidade similar ao que fez o PC conquistar o mercado décadas atrás, superando outras plataformas na competição.

O controle, por mais que vá contra tudo o que se imagina compor um bom joystick, parece muito interessante e, como pode se observar em uma demonstração divulgada pela Valve, funciona muito bem com jogos de tiro, adventures e até mesmo games de estratégia. Fica ainda a dúvida sobre seu uso em um MMO, que exige muito mais teclas para ativar seus vários comandos e menus.

VEJA A DEMONSTRAÇÃO DO STEAM CONTROLLER

  •  

E você, o que acha do Steam Machine, do sistema operacional da Valve e do controle apresentado pela empresa? Deixe sua opinião na área de comentários.