Topo

No Brasil, 81% baixam apenas jogos gratuitos no celular, diz pesquisa

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

22/10/2013 15h07

De acordo com uma enquete realizada pela produtora Sioux e pela empresa de pesquisa de mercado Blend, 81% dos brasileiros baixam apenas games gratuitos no celular. No entanto, combinando com táticas de comercialização de itens dentro dos jogos, a gama de pessoas que já abriu a carteira chega a 53%.

A pesquisa foi realizada entre 2 e 16 de setembro, com 823 entrevistados online, sendo 19% da classe A, 50% da B e 31% da C.

"Candy Crush" mostrou que continua bastante popular, e foi o game mais lembrado entre as mulheres quando perguntadas sobre o mais recente título baixado. Entre os homens, ficou em terceiro lugar. "Pou" e "Angry Birds" também aparecem bem colocados.

PC e smatphone são plataformas mais populares

Jogam com quê?

Computador85%
Smartphone73%
Console66%
Tablet57%

O resultado mostrou que 41% dos que declaram jogar algum game era do sexo feminino, com média de idade de 32 anos. Os homens são 59%, com média de 35 anos.

O gamer brasileiro é multiplataforma, sendo que 85% afirmam jogar no computador, 73% no smartphone, 66% em consoles e 31% em tablets. Elas são maioria no computador e celular, e os homens, nas demais plataformas, principalmente nos consoles (73% deles jogam videogames dedicados, ao passo que 55% das mulheres afirmam o mesmo).

Em todas as plataformas, a maioria declarou que as usa mais em casa, mas o smartphone é acessado também na sala de espera (52% declaram fazer isso) e no trajeto para casa (53%).

Ação e aventura no topo

Gêneros preferidos

Ação e aventura22%
Estratégia*17%
Tiro15%
  • *Inclui games como simuladores de fazenda

Quando se fala de gênero de jogo preferido, o brasileiro é bastante eclético.

Ação e aventura aparecem em primeiro, com 22% da preferência (23% dos homens e 20% das mulheres), e estratégia em segundo, com 17% (é o primeiro entre as jogadoras do sexo feminino, com 22%). Jogos de tiro são o terceiro colocado, com 15%, impulsionados pelos homens - são o segundo lugar na preferência deles, com 20%).

Os games aparecem como a terceira maior utilização do celular, sendo que 81% declararam fazer isso, a mesma proporção dos que dizem ouvir música no aparelho. A utilização primordial, claro, é o de fazer chamada (98%), seguido por acessar as redes sociais (84%).

Ainda de acordo com a pesquisa, 83% dizem ter o hábito de baixar jogos, sendo que 56% deles fazem isso toda semana. Entre os smartphones, o Android domina o mercado, com penetração de 70%. Apesar da fama, a Apple aparece apenas em terceiro lugar, com 6%, ficando atrás do Windows Phone (9%), que se expandiu com modelos da Nokia 'de entrada', abaixo dos R$ 500. No tablet, a proporção é 70% (Android), 18% (Apple) e 7% (Windows).