Topo

Só no Japão: "Kantai Collection" é mistura inusitada de navios e garotas

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

15/11/2013 19h23

O Japão tem a estranha mania de antropomorfizar várias coisas, assim, transformar tudo em garotas. Desse exercício de criatividade não escapam trens, videogames, sites e até navegadores de internet. E um dos games mais falados por lá no momento se aproveita do fenômeno.

Trata-se de "Kantai Collection", um game social de browser que, basicamente, consiste em juntar cartas e realizar batalhas. Os personagens são versões humanas de navios de guerra da antiga Marinha Imperial.

Na prática, são garotas vestidas com acessórios como canhões e metralhadoras, tiradas dos navios que lhe serviram de inspiração. Uma das personagens mais emblemáticas é a Yamato, baseado no principal couraçado japonês durante a Segunda Guerra Mundial.

Com mais de um milhão de usuários - um número considerado alto para um game que não é para celulares -, "Kan Colle", como é mais conhecido, ultrapassou a fronteira dos jogos e virou todo tipo de merchandising, além de ter virado história em quadrinhos.

No final de setembro, foi anunciada uma versão para PS Vita do jogo, além da produção de um desenho animado. Ambos estão previstos para estrear em 2014. "Kantai Collection" só pode ser acessado no Japão e, atualmente, novos usuários são escolhidos por sorteio.