Topo

Só no Japão: Nintendo volta a superar Sony em valor de mercado

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

10/01/2014 18h35

A Nintendo é uma das maiores empresas do Japão, mas andava em baixa com os tropeços que estava tendo, como os fracos lançamentos do 3DS e do Wii U. Mas, nos últimos dias, as ações da companhia valorizaram e voltou a ter valor de mercado superior ao da Sony.

A 'Big N' fechou o pregão com as ações valendo 16.080 ienes, uma alta de 4,28% em relação ao dia anterior. Com isso, ficou valendo 2,06 trilhões de ienes no mercado. A Sony (a corporação inteira, não só o setor de games), por outro lado, amargou uma queda de 3,12%, com valor de 1,9 trilhão de ienes.

A perspectiva da abertura do mercado de videogames na China é tido como principal causa para a alta da Nintendo. A boa performance das ações reflete o bom momento da companhia, ao menos dentro do Japão. O 3DS é um sucesso, e o Wii U parece que está tirando o pé da lama.

Dos 20 jogos mais vendidos no arquipélago na semana passada, 15 eram para o portátil, incluindo os quatro primeiros lugares. E o Wii U conseguiu ocupar duas posições (um deles é o quinto lugar de "Super Mario 3D World".

Nas vendas de hardware, o 3DS vendeu 177 mil unidades, representando quase 50% de todos os aparelhos de videogame vendidos no Japão. Já o Wii vendeu 51 mil unidades (14,4%), enquanto o PlayStation 3 teve saída de 40 mil unidades (11,2%).