Testamos: PlayStation Now faz streaming com gráficos e loading piores
Em 2012, pela "bagatela" de US$ 380 milhões, a Sony adquiriu a Gaikai, deixando claro planos de investir na computação em nuvem, ainda que sem entrar em maiores detalhes na época. Foi durante a CES 2014 que Andrew House, CEO da Sony Computer Entertainment of America (SCEA), acabou com o mistério ao revelar o PlayStation Now, serviço que vai permitir jogar via streaming games de PlayStation, PlayStation 2 e PlayStation 3.
Não apenas será possível jogar via streaming no PlayStation 4, PS3 e no portátil PS Vita, mas também em outros dispositivos – inclusive diretamente da TV, o que torna impossível não comparar o PlayStation Now com o Netflix.
O UOL Jogos aproveitou a CES 2014 para testar a novidade: diretamente de uma TV da série Bravia experimentamos quatro jogos do PlayStation Now: "God of War: Ascension", "The Last of Us", "Beyond" e "Pupetteer".
O PS Now permitirá jogar games como "God of War: Ascension" sem um PlayStation
Latência e gráficos
Em relação à latência, o PS Now comportou-se extremamente bem, sem qualquer lag nos controles. Porém, vale lembrar que um ambiente como a demonstração na CES é extremamente controlado pela Sony – que não revelou aonde estão localizados os servidores do Now -, o que faz pensar em como o serviço vai se comportar quando, eventualmente, for lançado em locais como o Brasil.
Aonde o PlayStation Now deixou a desejar foi nos gráficos. Ok, é preciso reconhecer o investimento necessário para viabilizar um serviço de streaming como este, que também vai funcionar com multiplayer e troféus, mas a queda na qualidade gráfica é visível. Em certos momentos de muita ação na tela, a imagem fica mais granulada ainda (como acontece no próprio Netflix, de vez em quando).
Para completar, os tempos de carregamento são consideravelmente grandes: no começo do jogo, "The Last of Us", por exemplo, levou quase dois minutos para carregar.
Para rodar no PS Vita, "The Last of Us" tem os controles adaptados para o touchpad
Fase beta
É preciso dar um desconto, afinal o serviço ainda vai entrar em fase beta, e mesmo detalhes como preço ou o acervo inicial de games ainda não foram revelados. O que se sabe é que o PlayStation Now vai estrear ainda em 2014 em alguns modelos da linha Bravia. Em seguida deve pintar no PS3, PS4 e, depois, no PS Vita.
Por enquanto nada foi dito em relação aos planos de Sony para o PlayStation Now envolvendo o Brasil.
*O jornalista viajou a convite da Kingston.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.