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Entre os gratuitos, "CrossFire" arrecadou mais do que "LoL" em 2013

Do UOL, em São Paulo

20/01/2014 12h13

O jogo de tiro gratuito "CrossFire" foi o game online que mais arrecadou em 2013, superando títulos estabelecidos como "League of Legends", o russo "World of Tanks" e "World of Warcraft".

Produzido pela sul-coreana SmileGate e distribuído pela chinesa Tencent, "CrossFire" arrecadou US$ 957 milhões em 2013, segundo a empresa de pesquisa SuperData Research.

Popular no Brasil, o norte-americano "League of Legends" ficou em segundo, com US$ 624 milhões. "World of Warcraft", um dos poucos jogos pagos no top 10, ocupa a sétima posição: o MMO rendeu US$ 213 milhões à Blizzard Entertainemnt no ano passado.

Veja o ranking dos 10 jogos online mais rentáveis de 2013:

Pos.JogoArrecadação
1.CrossfireUS$ 957 milhões
2.League of LegendsUS$ 624 mihões
3.Dungeon Fighter OnlineUS$ 426 milhões
4.World of TanksUS$ 372 milhões
5.MaplestoryUS$ 326 milhões
6.LineageUS$ 257 milhões
7.World of WarcraftUS$ 213 milhões
8.Star Wars: The Old RepublicUS$ 139 milhões
9.Team Fortress 2US$ 139 milhões
10.Counter-Strike OnlineUS$ 121 milhões

*Fonte: SuperData Research

Tiroteio online

Com diversos modos multiplayer e manutenção constante, "Crossfire" é disponibilizado no Brasil pela Z8 Games. A publisher promove campeonatos com prêmios em dinheiro com certa frequência e com os Game Masters sempre fazendo transmissões ao vivo para divulgar o game.

O jogo também tem mapas inspirados em "Counter-Strike", porém seus mapas originais são bem diferentes e não favorecem quem fica em um mesmo local (os campers). O game é monetizado com compra de armas que dão uma pequena vantagem, porém elas são desabilitadas em partidas de campeonatos.

"Crossfire" é exclusivo para PC.

Assinatura em baixa

Enquanto os jogos online gratuitos arrecadam cada vez mais com microtransações, o modelo de jogo por assinatura está em baixa: "Star Wars: The Old Republic" rende mais desde que passou a oferecer a opção de jogo gratuito, por exemplo.

Já "World of Warcraft" permanece como o derradeiro MMO com assinatura que fatura milhões. Mesmo assim, o game está gerando menos divisas do que nos anos anteriores, reflexo da queda no total de assinantes. Segundo o SuperData Research, em abril de 2013 "WoW" arrecadou cerca de US$ 93 milhões. Em setembro do ano anterior, o MMO rendeu US$ 204 milhões.

Para a Blizzard, a solução pode estar na implantação de um sistema de microtransações. "Apesar do declínio nos rendimentos totais entre setembro de 2012 e abril de 2013, o jogo teve uma melhor taxa de conversão entre o número de usuários e a aquisição de conteúdo extra e add-ons", declarou a empresa na época.

"Isso indica que os jogadores dedicados de 'WoW' estão interessados e vão gastar dinheiro com micro-transações".

A próxima expansão de "World of Warcraft", "Warlords of Draenor", está prevista para este ano.

VEJA TRAILER DE "WOW: WARLORDS OF DRAENOR"

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