Entre os gratuitos, "CrossFire" arrecadou mais do que "LoL" em 2013
O jogo de tiro gratuito "CrossFire" foi o game online que mais arrecadou em 2013, superando títulos estabelecidos como "League of Legends", o russo "World of Tanks" e "World of Warcraft".
Produzido pela sul-coreana SmileGate e distribuído pela chinesa Tencent, "CrossFire" arrecadou US$ 957 milhões em 2013, segundo a empresa de pesquisa SuperData Research.
Popular no Brasil, o norte-americano "League of Legends" ficou em segundo, com US$ 624 milhões. "World of Warcraft", um dos poucos jogos pagos no top 10, ocupa a sétima posição: o MMO rendeu US$ 213 milhões à Blizzard Entertainemnt no ano passado.
Veja o ranking dos 10 jogos online mais rentáveis de 2013:
Pos. | Jogo | Arrecadação |
1. | Crossfire | US$ 957 milhões |
2. | League of Legends | US$ 624 mihões |
3. | Dungeon Fighter Online | US$ 426 milhões |
4. | World of Tanks | US$ 372 milhões |
5. | Maplestory | US$ 326 milhões |
6. | Lineage | US$ 257 milhões |
7. | World of Warcraft | US$ 213 milhões |
8. | Star Wars: The Old Republic | US$ 139 milhões |
9. | Team Fortress 2 | US$ 139 milhões |
10. | Counter-Strike Online | US$ 121 milhões |
*Fonte: SuperData Research
Tiroteio online
Com diversos modos multiplayer e manutenção constante, "Crossfire" é disponibilizado no Brasil pela Z8 Games. A publisher promove campeonatos com prêmios em dinheiro com certa frequência e com os Game Masters sempre fazendo transmissões ao vivo para divulgar o game.
O jogo também tem mapas inspirados em "Counter-Strike", porém seus mapas originais são bem diferentes e não favorecem quem fica em um mesmo local (os campers). O game é monetizado com compra de armas que dão uma pequena vantagem, porém elas são desabilitadas em partidas de campeonatos.
"Crossfire" é exclusivo para PC.
Assinatura em baixa
Enquanto os jogos online gratuitos arrecadam cada vez mais com microtransações, o modelo de jogo por assinatura está em baixa: "Star Wars: The Old Republic" rende mais desde que passou a oferecer a opção de jogo gratuito, por exemplo.
Já "World of Warcraft" permanece como o derradeiro MMO com assinatura que fatura milhões. Mesmo assim, o game está gerando menos divisas do que nos anos anteriores, reflexo da queda no total de assinantes. Segundo o SuperData Research, em abril de 2013 "WoW" arrecadou cerca de US$ 93 milhões. Em setembro do ano anterior, o MMO rendeu US$ 204 milhões.
Para a Blizzard, a solução pode estar na implantação de um sistema de microtransações. "Apesar do declínio nos rendimentos totais entre setembro de 2012 e abril de 2013, o jogo teve uma melhor taxa de conversão entre o número de usuários e a aquisição de conteúdo extra e add-ons", declarou a empresa na época.
"Isso indica que os jogadores dedicados de 'WoW' estão interessados e vão gastar dinheiro com micro-transações".
A próxima expansão de "World of Warcraft", "Warlords of Draenor", está prevista para este ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.