Cartas na mesa: UOL Jogos lista os 7 principais 'card games' para 2014
2014 é o ano dos jogos de cartas.
Com o crescimento do modelo 'free-to-play', títulos que permitem aos jogadores colecionar cartas e batalhar contra outros com baralhos personalizáveis estão começando a aparecer por todos os lados, nos mais diversos formatos.
Os 'Collectible Card Games' (CCGs) são títulos que cobram um grande investimento de tempo por parte dos fãs, e geralmente são difíceis de aprender. Pensando nisso, UOL Jogos separou os sete principais expoentes do gênero que deverão marcar 2014, para que potenciais jogadores conheçam todas as possibilidades antes de começarem a montar seus decks. Confira:
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O maior destaque desta leva de CCGs é, sem dúvidas, "HearthStone: Heroes of Warcraft". Originalmente um projeto descompromissado da Blizzard, o game tornou-se extremamente popular durante sua fase de testes fechada, e em 22 de janeiro teve seus servidores abertos para todos.
Inspirado pelo universo de "Warcraft", o game é talvez o mais simples desta lista. Partidas não costumam durar mais do que 15 minutos, e aprender a jogar com cada um dos heróis é um processo intuitivo. Mas montar seu próprio baralho e tornar-se realmente bom com ele já é uma história diferente.
Viciante, ele tem como um de seus principais destaques o modo Arena, que funciona como um draft: jogadores montam um deck com cartas aleatórias e devem disputar partidas em sucessão até perderem três vezes. A Blizzard planeja lançar versões para iOS e Android do jogo ainda em 2014.
ASSISTA A UM DUELO EM "HEARTHSTONE"
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Quando procurou a ajuda de fãs com doações através do Kickstarter, o time de desenvolvimento de "HEX: Shards of Fate" disse que precisava de US$ 300 mil para finalizar o jogo. Um mês depois, sua campanha tinha encerrado com quase US$ 2,3 milhões em contribuições.
Atualmente em fase de testes fechada, o jogo atraiu tamanha atenção por ser dos mesmos autores do TCG de "World of Warcraft". Misturando elementos de CCGs e MMOs, ele será lançado no Brasil pelas mãos da Level Up Games! ainda no início de 2014.
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A exemplo de "HEX", "Faëria" tornou-se uma realidade com a ajuda de uma campanha no Kickstarter. Mais modesto, porém, o projeto tem enfrentado a falta de visibilidade como seu maior obstáculo para o sucesso.
Mas o jogo é interessante, e tem mecânicas próprias o suficiente para separá-lo do resto das ofertas do gênero. Ao invés de simples batalhas de cartas, ele possui um sistema que alia o uso de baralhos com tabuleiros de um game de estratégia. Elementos como controle de recursos e controle territorial devem ser levados em consideração pelos jogadores.
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Segundo jogo de Markus "Notch" Persson, o autor de "Minecraft", "Scolls" lembra bastante os inícios do game de construção com blocos. Ele tem boas ideias, mas por ora fica um pouco para trás da competição por causa de sua execução.
Diferente de todos os outros exemplos desta lista, "Scrolls" tem partidas demoradas e complexas, que cobram dos jogadores muita atenção aos pequenos detalhes. Isso tem se mostrado um desafio para o time de desenvolvimento, que enfrenta dificuldades em esclarecer todas as mecânicas com simplicidade. Mas o potencial existe.
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Enquanto a versão mobile de "HearthStone" não sai do papel, "SolForge" domina o cenário dos card games para celulares e tablets. Gratuito, o game está em seus estágios iniciais de desenvolvimento, mas já tem certo destaque por ter uma interface de usuário extremamente funcional e bem pensada.
Seu modo campanha com uma história é um diferencial por divertir jogadores que preferem uma experiência solitária em um gênero dominado por títulos focados no multiplayer.
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É inegável que card games como os conhecemos hoje não existiriam sem a influência direta de "Magic: The Gathering", talvez o mais popular jogo de cartas colecionáveis existente. Mas no seu formato digital, ele tem apelo apenas para os fãs mais dedicados - tanto pela complexidade das partidas, quanto pelo fato de que as cartas digitais custam o mesmo do que as físicas.
Sua versão 'lite', "Duels of the Planeswalkers", por outro lado, é uma das ofertas mais acessíveis do gênero. Ela peca por incluir uma quantidade bastante limitada de cartas, mas tem sucesso por apresentar as mecânicas do clássico jogo.
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Apesar de carregar o nome da clássica série de RPGs "Might & Magic", "Duel of Champions" não é um card game que depende apenas de sua grife para atrair e reter jogadores.
Disponível através do Steam, ele é um dos pacotes mais completos para o gênero em seu formato atual. Torneios, bônus diários, vários tipos de baralhos e mais estão presentes. Um bônus? Ele pode ser jogado totalmente traduzido para o português, tal qual "HearthStone".
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