"Worms Battlegrounds" é primeiro jogo do programa indie do Xbox One
A desenvolvedora Team 17 confirmou que "Worms Battlegrounds", novo episódio da franquia de jogos de estratégia, será o primeiro jogo a ser publicado no Xbox One pelo programa ID@Xbox, que procura incentivar profissionais independentes a trazer jogos para o console da Microsoft.
A companhia também confirmou que "Worms Battlegrounds" terá uma versão para PlayStation 4.
Phil Spencer, da Microsoft Studios, também confirmou que "Nujitsu", jogo criado pelos desenvolvedores de "World of Keflings" e que já está disponível para Windows Phone, será um dos primeiros jogos do programa.
A expectativa é que os games independentes sejam lançado para o Xbox One em março, mas ainda não há data de lançamento oficial.
Com um esquilo ninja, "Nutjitsu" já saiu para Windows Phone, mas vai chegar ao Xbox One
Iniciativa divisiva
O Xbox Live foi a plataforma mais amigável a produtores independentes durante os primeiros anos do Xbox 360. Com o tempo, porém, tanto a Sony quanto a Valve (do Steam) criaram políticas mais convidativas aos desenvolvedores, e muitos nomes de peso da cena indie, como Jonathan Blow ("Braid") e Phil Fish ("Fez"), criticaram a Microsoft por certas ações, como cobrar US$ 40 mil do produtor para lançamento de patches do jogo - algo que a empresa deixou de fazer em 2013.
O ID@Xbox também foi fonte de críticas por uma cláusula que estipula criadores a lançar seus jogos multiplataforma simultaneamente ou com o Xbox One como console inicial.
Steve Gaynor, desenvolvedor de "Gone Home", chamou a política de "maluca" pelos poucos recursos que muitos desenvolvedores tem para um lançamento simultâneo, e pelo PlayStation 4 oferecer maior liberdade aos criadores, o que pode desencorajar o investimento versões de jogos para o Xbox One.
Ainda assim, mais de trinta estúdios já fazem parte da iniciativa, como a Double Fine ("Broken Age", "Psychonauts") e a Capybara Games ("Superbrothers: Sword & Sworcery EP"), além do próprio Team 17.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.