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Só no Japão: Nintendo domina ranking de 2013; só "GTA V" fura hegemonia

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

18/04/2014 19h21

A Enterbrain, companhia que edita a popular revista Famitsu, divulgou a lista dos videogames e jogos mais vendidos no Japão no período entre abril de 2013 a março de 2014, que coincide com os anos fiscais da maioria das empresas nipônicas.

O ranking não trouxe muitas surpresas, sendo que a Nintendo, mais uma vez, dominou tanto em hardware como em software. Bem à frente da concorrência, o 3DS vendeu quase 4,3 milhões de unidades, enquanto o Vita ficou em 1,3 milhão.

Venda de videogames no Japão

VideogameVendas em 2013Acumulado
1Nintendo 3DS4.291.95015.385.402
2PS Vita1.273.8222.673.633
3Wii U833.3511.694.137
4PlayStation 3730.2299.766.530
5PlayStation 4491.889491.889
6PSP267.14219.659.471
7Wii54.38512.742.609
8Xbox 36016.9641.612.069

Pode não ter sido uma maravilha para o Wii U, mas se aproveitou da transição de gerações da plataforma PlayStation e ficou na frente na corrida dos consoles de mesa.

Entre os dez jogos mais vendidos, outro passeio da Big N: os títulos para sua plataforma abocanharam nove posições, e cinco deles foram lançados pela empresa de Kyoto.

Vendas de jogos no Japão

Plat.JogoVendas em 2013Acumulado
13DSPokémon X/Y4.328.0084.328.008
23DSMonster Hunter 43.429.8623.429.862
33DSTomodachi Life1.635.0991.635.099
43DSPuzzle & Dragons Z1.358.5481.358.548
53DSAnimal Crossing: New Leaf774.1524.113.775
63DSDragon Quest Monsters 2713.039713.039
7PS3Grand Theft Auto V699.182699.182
8Wii UWii Party U697.042697.042
93DSYo-Kai Watch652.803652.803
10Wii UNew Super Mario Bros. U622.5021.120.680

O único jogo para plataformas não-Nintendo foi um game ocidental: "Grand Theft Auto V", para PlayStation 3, conseguiu ficar na sétima posição, com quase 700 mil cópias vendidas. O primeirão foi "Pokémon X/Y", com 4,3 milhões de unidades.

O mercado nipônico de games movimentou no período 411 bilhões de ienes (US$ 4 bilhões), com queda de 8,1% em relação ao ano anterior. Vale lembrar que a pesquisa acompanha apenas o mercado de jogos em embalagens e, portanto, não conta os títulos vendidos por download, que aumentam a cada ano.