Topo

De "Naruto" a "Sword Art Online": testamos os próximos jogos de anime

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do GameHall, em Las Vegas

22/04/2014 12h16

Mesmo nem sempre sendo bons, jogos de anime e mangá são uma constante em qualquer console ou portátil. E grande parte deles vem das mãos da Bandai Namco, produtora japonesa que cuida, por exemplo, de todas as adaptações de "Naruto", "Dragon Ball" e "Cavaleiros do Zodíaco".

Em um evento da produtora, UOL Jogos teve a oportunidade de testar os próximos grandes lançamentos inspirados por animações japonesas - todos previstos para debutar em 2014. Os destaques incluem séries bastante populares, e outras que querem firmar presença no Ocidente.

  • Novo "Naruto" terá história inédita sobre relação entre Itachi e Shisui

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Revolution
Plataformas: PS3, Xbox 360, PC (digital)
Lançamento: Setembro de 2014

Uma das animações japonesas de maior sucesso de todos os tempos, "Naruto" sempre foi bem representado também por seus games. Nas mãos da CyberConnect2, a franquia ganhou um tratamento de classe ao longo dos últimos anos, ganhando identidade própria e um estilo visual que remete ao desenho original como nenhum outro.

E CAVALEIROS?

  • Representando a Bandai Namco, Denny Chiu garantiu ao UOL Jogos que "Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados" foi um sucesso comercial. "O jogo teve uma boa performance. Mas quanto a uma sequência, ainda não sei dizer detalhes. Ela deve acontecer, mas ainda não é a hora. Tudo depende de nossos calendários", afirmou.

"Ultimate Ninja Storm Revolution" segue a fórmula básica de seus vários predecessores, mas a incrementa com muito conteúdo inédito. Um exemplo: o game terá mais de 100 personagens únicos jogáveis pela primeira vez na série. Outro: o autor do mangá, Masashi Kishimoto, criou roupas exclusivas e duas histórias nunca antes contadas do mundo de "Naruto" especificamente para o jogo. Uma delas detalhará a formação da Akatsuki, e outra terá como foco os amigos Itachi e Shisui Uchiha.

Mas no teste, a novidade mais impressionante não foi nenhuma dessas citadas acima, e sim os chamados 'Combo Ultimate Jutsu'. Tratam-se de técnicas super poderosas nascidas da combinação dos poderes de dois ou três ninjas. Além de devastadoras, elas impressionam pela qualidade de suas animações.

ASSISTA AO TRAILER DE "REVOLUTION" EM PORTUGUÊS

  •  

  • Vilão inédito desenhado por Oda será o antagonista de "Unlimited World Red"

One Piece: Unlimited World Red
Plataformas: PS3, Wii U (digital), PS Vita, 3DS
Lançamento: Julho de 2014

Pela primeira vez multiplataforma no Ocidente, a adorada saga "One Piece" terá uma aventura original inspirada por seus capítulos mais recentes - inclusive o arco de Dressrosa, que ainda está em curso.

"Unlimited World Red" é, em essência, uma versão miniaturizada da experiência encontrada nos dois games "Pirate Warriors" de PlayStation 3. Lançado originalmente para o 3DS no Japão, ele tem aquele caráter portátil em evidência: a quantidade de inimigos na tela é sempre pequena, e os efeitos gráficos não são dos mais elaborados.

De jogabilidade lenta, o jogo mostrou-se daqueles que são melhores aproveitados com várias pessoas cooperando. No PlayStation 3 e no Wii U, dois jogadores poderão enfrentar os desafios juntos em um modo de tela dividida, enquanto no 3DS e no PS Vita até quatro companheiros conseguirão jogar juntos via conexão local. Nada de online.

  • Personagens de todas as oito partes de "JoJo" estarão em "All-Star Battle"

JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle
Plataforma: PS3
Lançamento: 29 de abril

Popular no Japão desde a década de 1980, "JoJo's Bizarre Adventure" é uma franquia que teve pouca exposição no Ocidente ao longo dos anos. Em tempos recentes, porém, com uma nova adaptação animada sendo transmitida na TV e esse novo jogo de PlayStation 3, isso parece estar prestes a mudar.

"J-STARS" NO OCIDENTE?

  • As chances do recém-lançado no Japão "J-Stars Victory Vs.", de PS3 e PS Vita, sair no Ocidente parecem baixas. "Você adivinhou: o problema é a questão das licenças dos personagens", explicou ao UOL Jogos Denny Chiu. O jogo inclui heróis e vilões de dezenas de séries de mangá publicados pela Jump no Japão - muitas das quais nem têm versões ocidentais.

"JoJo" já apareceu antes no mundo dos games pelas mãos da Capcom - inclusive nos fliperamas. Mas essa nova versão da série não tem nada a ver com a antiga. Pela primeira vez em três dimensões, os heróis e vilões das oito partes da franquia devem se enfrentar em combates francos extremamente agradáveis aos olhos.

As mecânicas do game não são inovadoras perante outros clássicos do gênero luta, mas o caráter exagerado de todos os ataques e personagens o concedem uma identidade própria. A impressão que fica é a de que mesmo aqueles que não conhecem a franquia irão se divertir - e buscar saber mais sobre esse mundo bizarro.

  • "Hollow Fragment" será primeiro jogo de "Sword Art Online" a vir ao Ocidente

Sword Art Online: Hollow Fragment
Plataforma: PS Vita (digital)
Lançamento: Terceiro trimestre de 2014

Uma das últimas revelações em termos de anime de sucesso ao lado de "Attack on Titan", "Sword Art Online" já ganhou uma versão para o PSP no Japão - mas "Hollow Fragment", de PS Vita, será a primeira a debutar em inglês nas Américas.

A série gira em torno de vários MMOs de realidade virtual. O principal deles - o próprio Sword Art Online - é o destaque em "Hollow Fragment". No papel de um personagem personalizável, o jogador tem como objetivo enfrentar uma série de monstros com diferentes tipos de armas, no maior estilo "Monster Hunter". Até no multiplayer o game lembra a oferta da Capcom: a opção cooperativa suporta até quatro jogadores simultâneos via conexão local.

Por ser uma aposta, já que a popularidade da série nas Américas ainda não é garantida, a Bandai Namco lançará o título apenas no formato digital.