Topo

"Call of Duty", "Mario" e "FIFA" lideram vendas de games desde 2005

do Gamehall

15/05/2014 16h26

Entre 2005 e 2013, as franquias "Call of Duty", "Mario" e "FIFA" lideraram as vendas de games em todo o mundo. A informação consta na apresentação para investidores realizada hoje (15) pela francesa Ubisoft. A produtora ocupa o quarto lugar do ranking, com a popular franquia "Assassin's Creed".

Os dados apresentados são dos institutos GfK e NPD, que monitoram vendas de games no varejo e incluem jogos vendidos nos últimos 9 anos para as plataformas PC, Xbox 360, PlayStation 3, Wii, Wii U e Xbox One. Não foram divulgados os valores ou quantidade de jogos vendidos.

Como é de se esperar, o ranking é estrelado por séries bastante conhecidas. "GTA", da Rockstar Games, ocupa a quinta posição e "Just Dance", da Ubisoft, está em 13º.

É curioso que "Halo" e "Gears of War", franquias exclusivas da Microsoft, estão presentes no top 20, mas nenhuma franquia exclusiva da Sony aparece na relação.

FRANQUIAS MAIS VENDIDAS ENTRE 2005 E 2013

Pos.JogoPublisher
1.Call of DutyActivision Blizzard
2.MarioNintendo
3.FIFAEA
4.Assassin's CreedUbisoft
5.Grand Theft AutoTake-Two
6.Wii FitNintendo
7.The SimsEA
8.Madden NFLEA
9.Guitar HeroActivision
10.BattlefieldEA
11.HaloMicrosoft
12.Need for SpeedEA
13.Just DanceUbisoft
14.World of WarcraftActivision Blizzard
15.NBA 2KTake-Two
16.LegoWarner
17.SonicSega
18.Rock BandEA
19.Elder ScrollsBethesda
20.Gears of WarMicrosoft

ASSISTA À VIDEOANÁLISE DE "CALL OF DUTY: GHOSTS"

  •  

Longo prazo

Segundo a Ubisoft, a relação de franquias mais vendidas mostra que o bom desempenho comercial dos games envolve alguns fatores essenciais: Qualidade, lançamentos regulares ("Call of Duty" e "FIFA" recebem jogos novos todos os anos, assim como "Assassin's Creed") e capacidade de produção.

A Ubisoft também aponta que novos ciclos são propícios para o lançamento de novas franquias. Atualmente a produtora se prepara para lançar "Watch Dogs", game de ação para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One. Outras apostas da produtora são o jogo de corrida "The Crew" e o game multiplayer "The Division".