Topo

Com 'LoL genérico', novela "Geração Brasil" leva games para TV

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

26/05/2014 17h27

Assim como na vida real, os jogos estão presentes no dia-a-dia dos personagens de "Geração Brasil", novela das 19h da TV Globo: o casal principal da trama, Davi (Humberto Carrão) e Manuela (Chandelly Braz), moram em cidades distantes, mas se conhecem em um game online. Outros personagens até ganham dinheiro com jogos, publicando vídeos de dicas na internet - exatamente como os famosos "YouTubers".

Obra da nova geração de roteiristas da TV Globo, a novela "Geração Brasil" (ou "G3R4Ç4O BR4S1L", para soar mais 'l33t') aborda o universo da tecnologia e brinca com o tema de empreendedorismo na web, misturando as realidades do Vale do Silício com as típicas novelas brasileiras.

Seus personagens são jovens hackers, empresários milionários e gurus excêntricos. A trama inclui grandes corporações, como a Marra (espécie de Apple de origem brasileira), um reality show e, claro, romances. E é aí que está um dos grandes diferenciais da novela: o casal protagonista se conhece em um game online, bem ao estilo do popular "League of Legends".

Para os roteiristas Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, os games têm a ver com o tema da novela, que trata de tecnologia e é algo que faz parte do universo dos personagens.

  • João Cotta/TV Globo

    Mesmo sem experiência pessoal com games, os roteiristas Filipe e Izabel buscam retratar a participação dos jogos na vida dos personagens de "Geração Brasil"

Na novela a principal função dramática dos games é aproximar o casal, Davi (carioca) e Manu (pernambucana), que no início da trama moram em cidades diferentes, explica Filipe.

Segundo o roteirista, a pesquisa para o enredo mostrou que é muito comum casais se formarem nos chats dos games, parcerias que viram namoros virtuais, e depois presenciais. "Aproveitamos pra contar a história de um casal assim, e o bacana é que é bem visual".

Apesar do tema da novela, nenhum dos autores é 'gamer: Filipe se arrisca em "Angry Birds" e tem um Wii em casa, mas admite ter ficado com vontade de conhecer melhor o mundo dos games, após ver a produção que rola no meio.

Sem experiência prática com os games, a dupla conta com um consultor para evitar gafes na representação dos jogos na novela - o que poderia "virar o feitiço contra o feiticeiro" e ao invés de atrair o público 'gamer', tornar a novela motivo de piadas em redes sociais.

"Mas em uma obra dessa extensão e dessa complexidade fatalmente um ou outro errinho pode acontecer. Vai ser legal contar com a comunidade gamer pra apontar pra gente essas eventuais falhas, vamos todos aprender com isso!", diz Izabel.

"LEGENDARY HEROES" INSPIROU GAME DA NOVELA; VEJA

  •  

Que jogo é esse?

Além da temática inusitada, o que chama a atenção dos jogadores para a novela é a questão: afinal, que jogo é esse? Pelos gráficos dos personagens e as partidas entre Davi e Manu, o game parece "League of Legends", o popular jogo de estratégia da Riot Games. Por outro lado, parece ter elementos sociais típicos de "World of Warcraft".

Para a surpresa de muitos, o tal "game da novela" existe. "O nome é "Legendary Heroes", da brasileira Maya Games. Para Arthur Protasio, consultor de games da novela, o jogo combina elementos dos populares "LoL" e "WoW", que são jogados diariamente por milhões de pessoas, e por isso não precisa ter um nome próprio.

CONHEÇA "LEGENDARY HEROES", O "MOBA" DA GLOBO

  • Divulgação

    Desenvolvido pela brasileira Maya Games, "Legendary Heroes" é um jogo de estratégia para tablets (tanto Android quanto iOS) que reúne elementos típicos de"League of Legends"e"DotA". Heróis disputam territórios estratégicos em uma arena, com o objetivo final de conquistar a base do time rival. O download é gratuito, mas você pode comprar itens e novos heróis.

 "Legendary Heroes" sofreu algumas modificações para a novela, como aproximar um pouco mais a câmera: "Para darmos mais destaque aos avatares, aproximamos as câmeras dos personagens, o que deu ao jogo uma 'cara' mais 'MMORPG' (sigla para 'RPG online')", explica Protasio.

Apesar de ser um game para plataformas móveis, as partidas na novela rolam no computador - exatamente como em "League of Legends". E as cenas são realmente jogadas, ou melhor, as partidas são encenadas no jogo. "As ações precisam ser realizadas por pessoas que estão jogando", explica Protasio.

Para o consultor, a presença de um videogame em uma novela da Globo é importante, mesmo com as devidas licenças poéticas. "A novela mostra o quanto os jogos são importantes para diversas gerações".