Destino entre balas pesadas: veja 11 dos principais shooters da E3 2014
Fãs de FPS não podem reclamar de opções que chegarão ao mercado nos próximos meses: O gênero de tiro em primeira pessoa receberá uma série de games com diferentes estéticas, ambientes e táticas de combate, a se julgar pelo catálogo mostrado na E3 2014.
Os jogos mostrados nas conferências e em palcos vão desde tiroteios realistas em ambientes fechados até mundos abertos, com diferentes lugares e experiências a se descobrir. Confira abaixo 11 dos principais shooters presentes na E3 2014.
Plataforma: PS3, PS4, X360, XONE | Desenvolvedora: Bungie Studios
Lançamento: 9 de setembro
"Destiny" é o novo e ambicioso projeto do Bungie Studios após deixar a franquia "Halo" para trás. Com um orçamento de US$ 500 milhões, a franquia é a primeira grande aposta da publisher Actvision neste início da nova geração de consoles, tendo até chamado o badalado ator Peter Dinklage ("Game of Thrones") para dublar um de seus personagens.
O game se passa em um futuro pós-apocalíptico que ocorre após a humanidade viver uma era de glória após entrar em contato com uma entidade conhecida como "Traveller" - a grande esfera branca que agora plana sobre a última cidade humana.
O jogador controla um Guardian, que tem como missão eliminar as ameaças alienígenas que tomaram a Terra, e tentar reconquistar o antigo território humano - que inclui os planetas Mercúrio e Vênus. Será possível escolher entre três raças e classes diferentes, que afetarão o tipo de progressão e veículos que estarão à disposição do personagem.
Como a série "Borderlands", o maior atrativo de "Destiny" é explorar os mundos idealizado pelos criadores de "Halo", seja sozinho ou com parceria de amigos, descobrindo segredos e desafios durante seu percurso. O game terá uma fase beta, que terá início no PS3 e PS4 no dia 17 de julho.
Call of Duty: Advanced Warfare
Plataformas: PC, PS3, PS4, X360, XONE | Desenvolvedora: Sledgehammer Games
Lançamento: 4 de novembro
Após colaborar com a Infinity Ward em "Modern Warfare 3", a Sledgehammer Games - fundada por antigos funcionários da Visceral, estúdio de "Dead Space" - teve três anos para criar um novo jogo da franquia bilionária da Activision, e "Call of Duty: Advanced Warfare" é seu resultado.
O game se passa em 2054, e as organizações paramilitares são influentes no cenário político mundial. O jogador controlará o soldado Mitchell, que abandona as forças armadas americanas para se juntar à companhia Atlas, liderada pelo carismático Jonathon Irons (interpretado por Kevin Spacey).
A maior mudança na série, de acordo com a Sledgehammer, é a movimentação, com Mitchell utilizando um exoesqueleto que lhe dá força e velocidade além do normal. As armas também são chamativas, se baseando em tecnologia atual para criar seu equipamento - como uma metralhadora uma impressora 3D embutida, "imprimindo" balas por meio de um cartucho especial, por exemplo.
Plataformas: PC, PS4, XONE | Desenvolvedora: Ubisoft
Lançamento: 2015
Primeiro jogo da série em seis anos, "Rainbow Six: Siege" foi a grande surpresa da Ubisoft em sua conferência na feira deste ano. Com foco no multiplayer - a publisher francesa ainda não confirmou se haverá um modo campanha -, o game põe duas equipes em conflito: Uma composta por sequestradores, outra por policiais.
Os sequestradores devem reforçar as defesas dentro do local em que se encontram, enquanto os policiais procuram como e onde infiltrar o prédio, eliminar os oponentes e resgatar os reféns. O combate tem ênfase na ação tática, com ambas as equipes precisando mover-se com cuidado para não ser eliminado por uma armadilha ou por um inimigo, que pode derrubá-lo com poucos tiros.
Confira as impressões de UOL Jogos sobre o renascimento da franquia aqui.
DEMONSTRAÇÃO DE "RAINBOW SIX: SIEGE" NA E3 2014
Plataformas: PC, PS3, PS4, X360, XONE | Desenvolvedora: Ubisoft
Lançamento: 18 de novembro
A beleza tropica agora dá lugar às vertiginosas montanhas dos Himalaias em "Far Cry 4". No jogo, o protagonista deve explorar o país Kyrat, controlado por um déspota insano que faz o que bem entender com a população.
O game trará o mundo aberto cheio de inimigos, animais selvagens e segredos a se descobrir. Várias mecânicas foram refinadas e expandidas: Agora o jogador poderá subir rapidamente as montanhas com equipamento de escalagem, e descer centenas de metros em questão de segundos com uma wingsuit. O jogador poderá conduzir carros típicos da região (incluindo o icônico tok-tok) ou até um elefante, caso queira dar uma de Aníbal Barca (Ou Tamerlão, caso queira um exemplo mais geograficamente correto. UOL Jogos é cultura!)
As versões de PS3 e PS4 terão um bônus: Será possível convidar um jogador para uma sessão cooperativa, mesmo que o convidado não possua uma cópia de "Far Cry 4".
Halo: The Master Chief Collection
Plataforma: XONE | Desenvolvedora: 343 Industries; Bungie Studios
Lançamento: 11 de novembro
"Halo 5: Guardians" só chegará ao Xbox One em 2015. Até lá, a Microsoft preparou vários projetos para manter fãs saciados até a chegada da nova aventura na saga do Spartan John-117, trazendo os antigos jogos para o novo console com a coletânea "Halo: The Master Chief Collection".
No pacote estarão "Halo Anniversary", "Halo 2", "Halo 3" e "Halo 4". Em homenagem aos dez anos do lançamento de "Halo 2", o jogo foi completamente remasterizado. Ao contrário de "Anniversary", porém, todos os games da "Master Chief Collection" terão servidores dedicados especialmente para o multiplayer de cada um dos jogos, intocado pelos desenvolvedores da 343 Industries.
Plataforma: XONE | Desenvolvedora: 343 Industries
Lançamento: 2015
Para um dos jogos mais esperados nesta edição da E3, "Halo 5" teve uma apresentação tímida durante a conferência da Microsoft, com foco maior em "The Master Chief Collection".
As maiores novidades foram o anúncio de "Halo: Nightfall", série com produção executiva de Ridley Scott, e que apresentará um personagem central na trama de "Halo 5"; E um beta, previsto para ter início em dezembro para quem comprar uma cópia da coletânea.
Plataformas: PC, PS3, PS4, X360, XONE | Desenvolvedora: Visceral Games
Lançamento: 21 de outubro
Desenvolvido pelo Visceral Games - mesmo estúdio de "Dead Space" - o novo "Battlefield" substitui as batalhas militares por um conflito entre polícia e ladrão. Com informações vazadas antes do anúncio oficial, "Hardline" possui diferentes modos multiplayer, com foco entre assaltos a banco, sequestros e perseguições de carro.
O game entrou em beta fechado ao fim da conferência da publisher Electronic Arts no PC e PlayStation 4. Caso queira testar a versão de computador, é necessário se inscrever no site oficial de "Battlefield: Hardline", mas as vagas são limitadas. No PS4, é possível baixar o beta caso seja dono de uma cópia de "Battlefield 4".
Confira nossas impressões (nem tão positivas) do jogo aqui.
Plataformas: PC, PS4, XONE | Desenvolvedora: Turtle Rock Studios
Lançamento: 21 de outubro
Novo projeto da Turtle Rock Studios - criadores da série "Left 4 Dead" - "Evolve" é uma nova proposta em jogos de multiplayer cooperativos. Ambientado em um planeta inóspito e selvagem, quatro jogadores controlam caçadores, que procuram eliminar a fera mais perigosa que vive na região, controlada por um quinto jogador, que deve evitar os caçadores até alimentar-se o suficiente dos animais selvagens que habitam o mapa para se tornar uma ameaça maior.
A Turtle Rock criou uma série de mecânicas e reações do próprio ambiente para indicar aos caçadores onde a criatura está, e vice-versa. Como em "Left 4 Dead", haverá uma evolução do chamado AI Director de "Left 4 Dead", que tornará esta caça ainda mais tensa ao incluir diferentes criaturas em regiões, e providenciar rotas para o animal - ou os caçadores - escapar.
Confira as impressões de "Evolve" aqui.
Plataformas: PC, PS3, X360 | Desenvolvedora: 2K Australia
Lançamento: 14 de outubro
Se passando entre os eventos do primeiro e segundo "Borderlands", "The Pre-Sequel" mostrará a ascensão do vilão Handsome Jack até o controle da corporação Hyperion e do planeta Pandora como um todo.
Desta vez, o jogo terá como palco principal a lua de Pandora, dando chance à desenvolvedora 2K Australia criar mecânicas baseadas em falta de gravidade e oxigênio, um bem precioso neste novo ambiente. O jogador também terá a chance de controlar personagens apresentados anteriormente na série, como a gladiadora Athena, o ciborgue Wilhelm, e até um robozinho Claptrap.
Plataformas: PC, PS4, XONE | Desenvolvedora: Crytek
Lançamento: 2015
O primeiro "Homefront" não foi o jogo mais bem recebido dos últimos anos, seja pelo público ou crítica. Ainda assim, a produtora Crytek ("Crysis") decidiu assumir a franquia - mesmo enquanto sua distribuidora original, a THQ, dava seus últimos suspiros - com "Homefront: The Revolution", que põe os EUA ocupado pelas forças norte-coreanas.
O jogo se passará na Filadélfia - cidade onde foi assinada a Declaração de Independência do país - e terá um mundo aberto. O protagonista é membro de uma resistência à ocupação da Coreia do Norte, e deverá utilizar táticas de guerrilha para desestabilizar o controle do exército na região, além de tentar recrutar novos adeptos a sua causa.
TRAILER DE ANÚNCIO PARA "HOMEFRONT: THE REVOLUTION"
Plataformas: PC, Mac, Linux | Desenvolvedor: Terri Vellmann
Lançamento: A ser anunciado
Caso esteja procurando algo menos mainstream, a bola da vez é "Heavy Bullets", um jogo de tiro roguelike com estética psicodélica e dificuldade intensa, desenvolvido pelo brasileiro Terri Vellmann. O jogador controla um segurança que deve desbravar uma série de fases em labirinto para desativar o mainframe da instalação em que trabalha, tendo que lutar contra monstros e turrets para chegar ao seu objetivo.
No início, seu personagem só terá um revólver com seis balas. Ao derrotar inimigos, é possível coletar moedas - e, com sorte, uma bala -, que podem ser utilizadas em máquinas para comprar kits médicos até Seguro de Vida - afinal, como é de praxe de roguelikes, morte significa recomeçar o jogo do zero. Há também uma série de itens, cuja utilidade não é fácil de saber de primeira - Ou segunda, ou terceira, ou décima vez...
O jogo ainda não foi lançado oficialmente, mas já é possível adquiri-lo e testá-lo graças ao programa Acesso Antecipado no Steam.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.