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"Warlords of Draenor" chega com a missão de 'reconquistar' antigos fãs

Théo Azevedo

Do UOL, em Anaheim*

09/11/2014 16h26

Em novembro "World of Warcraft" completa dez anos de idade e, nessa quinta-feira (13), chega às lojas virtuais "Warlords of Draenor", quinta expansão para o MMO mais bem-sucedido de todos os tempos. A missão do pacote é dar novos ares ao jogo e estancar a perda de assinantes - "WoW", que já chegou a ter 12 milhões de assinantes anos atrás, mas hoje possui "apenas" 7,4 milhões.

É muito comum para os assinantes de "WoW" congelar a conta e retornar ao jogo quando há alguma novidade ou conteúdo novo. E foi o que aconteceu com "Warlords of Draenor", que já trouxe ao menos 600 mil adeptos de volta. Dentre as novidades da expansão estão um novo mundo, Draenor, a terra natal dos orcs, e uma remodelagem no visual de certas raças - aquelas anteriores à expansão "Cataclysm".

"Queríamos que o jogador se sentisse bem com a aparência do seu avatar, afinal 'WoW' é um jogo com dez anos de idade", explica o equatoriano Luis Barriga, um dos principais game designers do jogo.  "O que fizemos foi trazer [aos personagens] a mesma qualidade gráfica dos ambientes, além de melhorias nas animações e expressões faciais", completa.

VEJA ABERTURA DE ˜WOW: WARLORDS OF DRAENOR"

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Outra novidade de "Warlords of Draenor" foi o aumento do nível máximo de experiência, que agora é de 100. Além disso, quem comprar a expansão ganha grátis um "Character Boost", que consiste em "comprar" um personagem de nível 90, devidamente equipado com dinheiro e equipamentos condizentes. A ideia é acolher pessoas que deixaram de jogar alguma das expansões do "WoW" ou que queiram testar alguma classe nova, mas não têm tempo ou disposição para evoluí-la até o nível 90.

"Nas primeiras expansões chegar ao nível 60 ou 70 não era algo proibitivo, mas agora a situação é bem diferente", diz Barriga. Caso o jogador queira utilizar o Character Boost mais de uma vez, cada uma custará US$ 60 [R$ 150 no Brasil]. "Cobramos pelo extra porque não queremos transformar esse recurso em algo banal".

E o futuro?

Recentemente a Blizzard disse esperar que "WoW" dure mais dez anos. Como dar essa sobrevida ao MMO é uma pergunta que a empresa ainda não responde. Perguntado se o uso de realidade virtual ou uma versão para consoles estariam nos planos, Barriga desconversou: "Já testamos e experimentamos diferentes jeitos de expandir 'WoW', mas ainda é algo sobre o qual não estamos preparados para falar no momento".

De certo mesmo, além da expansão, é a estreia do filme "Warcraft", num ainda longínquo março de 2016, mas que  a Blizzard aposta que vai levar a franquia a uma nova e exponencial audiência.

Totalmente em português, "Warlords of Draenor" custa R$ 100 e é compatível com PC e Mac.

*O jornalista viajou a convite da Blizzard.