Topo

Apenas 25% dos jogos do Acesso Antecipado foram lançados oficialmente

do Gamehall

17/11/2014 16h21

O programa Acesso Antecipado, da plataforma digital Steam, tem se tornado uma opção cada vez mais atraente para desenvolvedores independentes, que lançam um projeto "em progresso" e o evoluem com as opiniões e críticas de quem comprar está versão inicial. No total, 1303 jogos estão disponíveis para compra pelo serviço.

De acordo com um estudo realizado pelo instituto EEDAR, que pesquisa as tendências de mercados de games, apenas 25% dos games lançados pelo Acesso Antecipado chegaram uma versão final, incluindo apenas três dos nove jogos disponibilizados inicialmente pelo serviço.

"Enquanto parte desta porcentagem baixa de lançamentos pode ser explicado pelos jogos de Acesso Antecipado disponibilizados recentemente, títulos de 2013 não tem uma porcentagem de lançamento oficial significativamente maior", escreve o analista Patrick Walker, da EEDAR, no site gamesindustry.biz.

De acordo com o analista, assim como em projetos de financiamento público como o Kickstarter e Passes de Temporada, há um risco de não cumprir as promessas ao consumidor, com outro fator preocupante: "Uma diferença notável entre estes modelos e o Acesso Antecipado do Steam é a falta de uma janela fixa de lançamento; No Acesso Antecipado, um jogo pode teoricamente ficar em desenvolvimento e ser vendido a consumidores indefinidamente, enquanto um Passe de Temporada libera conteúdo em uma grande de lançamento já planejada e todos os projetos de Kickstarter possuem uma 'data de lançamento' estimada".

De acordo com o estudo, quatro dos cinco gêneros mais populares do programa - RPG, Ação, Tiro e Simulação - são também os que possuem as menores taxas de lançamento oficial no Acesso Antecipado.

UOL JOGA VERSÃO ALFA DE "DAYZ"; ASSISTA

  •  

O programa já gerou uma série de histórias de sucesso - incluindo "Rust" e "DayZ", que já chegaram a 1 milhão de cópias vendidas sem lançamento oficial - mas também causou reação negativa do público com títulos como "The Stomping Land", cancelado repentinamente, e "Earth: Year 2066", removido do Steam por "marketing enganoso".

Outro problema a ser considerado é o lançamento oficial "às avessas", como foi o caso de "Spacebase DF-9", jogo da Double Fine ("Broken Age", "Psychonauts") que saiu do Acesso Antecipado sem mecânicas prometidas e com uma série de bugs não-corrigidos pelos desenvolvedores.