Topo

Por R$ 56, jogo de "Game of Thrones" é tenso como episódio da série

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

02/12/2014 19h19

Lançado nesta terça-feira (2), o primeiro capítulo de "Game of Thrones: A Telltale Game Series" mistura com sucesso o espírito da série da HBO com a fórmula de jogo que já provou seu valor com as adaptações de "The Walking Dead".

Mesmo sendo protagonizado por personagens que não aparecem na TV, o game consegue passar muito bem o sentimento de tensão sentido por um fã que assiste a um novo episódio da série.

Já disponível por R$ 56 para PlayStation 4 e PC, o game também sairá para Xbox One, Xbox 360 e iOS até o final da semana, e para PlayStation 3 em 9 de dezembro. Ele não tem versão em português.

O preço pago pelo game inclui o primeiro capítulo, que já pode ser jogado, e outros cinco que completarão a história e serão lançados ao longo dos próximos meses.

Novos personagens

A adaptação de "Game of Thrones" da Telltale começa durante um evento marcante do final da terceira temporada da série, sob a perspectiva de personagens inéditos: os membros da casa Forrester, lacaios dos Stark por séculos.

Espalhados pelo mundo, os personagens jogáveis interagem com uma série de figuras conhecidas da TV, como Cersei e Tyrion Lannister, Margaery Tyrell e Ramsay Snow. Por mencionar conteúdo que muitos considerariam como spoilers, o game não é aconselhável para aqueles que já não acompanham os eventos da série.

Afligidos por um drama que em muito lembra o dos membros da casa Stark, os Forrester devem tomar pequenas decisões que terão grandes repercussões para as vidas de seus familiares e conhecidos.

O jogo segue o mesmo estilo da adaptação de "The Walking Dead", em que cenas de diálogos com escolhas feitas pelos jogadores são intercaladas com outras de ação e exploração. Na maior parte do tempo, a atenção está voltada para as conversas - ajuda, portanto, ter atores da série como Peter Dinklage e Lena Headey dublando seus respectivos personagens.

Apesar de tentar forçar referências desnecessárias à série em alguns momentos (como em uma conversa em Porto Real em que Bronn e Oberyn são citados), o jogo consegue capturar bem o tom da narrativa e faz com que o fã sinta-se assistindo a um episódio na TV.

A tensão é ainda maior, porém, porque suas escolhas afetam diretamente os acontecimentos.

Mesmo sendo parte da continuidade da série, o jogo também pode ser aproveitado por leitores da série de livros que a originou. Ele inclui uma perspectiva nova sobre personagens de uma casa que é apenas mencionada de passagem por George R. R. Martin, e parece caminhar rumo a um evento que ainda não foi apresentado na TV.

A Telltale Games ainda não revelou as datas nas quais os cinco capítulos restantes do jogo serão lançados.