Jogamos: "Fat Princess Adventures" é RPG bonito e caótico no PS4
“Fat Princess” foi um dos primeiros jogos exclusivos para download no PlayStation 3 a fazer sucesso, em um já distante 2009. O jogo trazia batalhas multiplayer online entre dois times que precisavam capturar a princesa adversária.
Para dificultar a vida da equipe rival, era possível dar pedaços de bolo para a mocinha, que ficava mais pesada e difícil de carregar. Maldoso? Sim, mas era muito divertido e, com quatro classes de personagem para escolher, bastante estratégico.
UOL Jogos testou “Fat Princess Adventures” no PlayStation Experience e já vale adiantar: o game tem pouco em comum com o jogo original. O game da Fun Bits Interactive é um RPG de ação cooperativo, onde as princesas são escoltadas por um grupo de 4 heróis em missões em diversas partes do reino.
As classes de personagem incluem Guerreiro, Mago, Ranger (arqueiro) e Engenheiro, uma evolução do “Worker" (trabalhador) de “Fat Princess”. Cada um possui golpes únicos, movimentos secundários e poderes especiais diferentes, assim como equipamentos mais poderosos específicos - o ranger pode pegar um arco com tiros múltiplos, o guerreiro pega uma espada flamejante e assim por diante.
A princesa que acompanha o grupo na aventura é um personagem mais ativo: ela luta contra os monstros e não deixa nada a dever comparada aos outros heróis. Pena que, por enquanto, a mocinha não é um personagem jogável. Mas como todas as classes possuem versões femininas e masculinas para escolher, o game deve escapar das críticas sobre sexismo.
VEJA O PRIMEIRO TRAILER DO JOGO
Combate caótico
A estrutura de RPG promete cenários bem diversificados para explorar e, segundo os produtores, terá trechos com puzzles bem elaborados para desafiar os jogadores. Na demo do PS Experience, porém, o que foi mostrado foi pura pancadaria descompromissada.
Em “Fat Princess Adventures”, cada classe tem vários ataques distintos (um forte, um secundário, com variações ao carregar o botão ou se aplicar o ataque no meio de um pulo, por exemplo). Também há itens que melhoram os golpes dos personagens, bombas para arremessar (mas são pesadas e podem explodir na cara do jogador!), pedaços de bolo e poções.
As fatias de bolo restauram a energia perdida na batalha e servem também para preencher a barra de “Grandiosidade”. Ativado pressionando o L1, esse poder deixa o personagem maior e mais forte por um tempo limitado, bom para lidar com hordas de monstros ou encarar um chefão.
Mas cuidado, comer bolo demais engorda! O personagem pode ficar obeso e perder, por um tempo, a armadura e a capacidade de lutar, virando um herói roliço e que só pode fugir até voltar ao normal. Comer bolos inteiros sempre causam esse efeito instantaneamente.
Há uma poção que transforma os alvos em galinhas. É um ataque de área e que não diferencia inimigos e aliados, então acontece com freqüência de um ou dois membros do grupo estarem em forma de galináceo no meio das batalhas mais acirradas. As galinhas podem lutar (ou bicar, no caso) e o efeito passa depois de um tempinho.
Em algumas missões, é preciso resgatar princesas, desarmar bombas e cumprir outros objetivos secundários, que adicionam variedade ao combate. Cada classe tem sua utilidade nessas horas, o que mostra a vocação de “Fat Princess Adventures” para o multiplayer cooperativo.
Jogando sozinho, você depende dos checkpoints para ressuscitar quando é derrotado. Com amigos em campo, basta que um deles pare perto do seu personagem para trazer você de volta em segundos.
Os check points também servem para trocar de personagem - e caso você encontre um item especial de outra classe no caminho, ele já estará equipado se escolher essa classe num ponto mais avançado.
Para completar a brincadeira, não faltam opções para a jogatina multiplayer: “Fat Princess Adventures” aceita até 4 jogadores, seja no mesmo console ou online, em qualquer combinação. Também é possível entrar e sair do jogo a qualquer momento - o que ressalta a natureza descompromissada do divertido RPG de ação para PS4.
MODO VERSUS?
E as partidas competitivas do “Fat Princess” original, ficaram no passado? Levei a pergunta para o diretor criativo John Mundy, enquanto espancávamos um bando de inimigos que queriam levar nossa princesa. “Ainda não discutimos a idéia internamente”, disse o diretor. “Por enquanto, não sei se levaremos o modo competitivo do primeiro jogo para ‘Adventures’, estamos concentrando esforços para terminar a campanha coop”. |
* O jornalista viajou a convite da Sony
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.