Testamos: "RE: Revelations 2" parte para a ação na campanha de Barry
Após saciar a fome dos fãs nostálgicos ao trazer o remake do primeiro “Resident Evil” para o PC e consoles atuais, a Capcom agora se prepara para lançar um novo jogo da popular série de terror: “Resident Evil: Revelations 2”, que será lançado em formato episódico entre os meses de fevereiro e março.
O game, cujo primeiro capítulo está previsto para o dia 24, trará duas campanhas inéditas e uma nova versão do modo raide. Após testar parte da campanha estrelada por Claire Redfield durante o BGS, UOL Jogos teve chance de jogar o início da aventura do veterano Barry Burton, em busca de sua filha, Moira.
Além disso, tivemos a chance de jogar as primeiras fases do modo raide, que terá 50 missões disponibilizadas no lançamento do primeiro episódio de "Revelations 2" no fim do mês.
BARRY BURTON RETORNA EM "RE: REVELATIONS 2"
De volta à ação
Ao contrário de Claire e Moira, que começam o jogo como prisioneiras, adquirindo equipamentos ao longo da campanha, Barry chega à misteriosa ilha do jogo por iniciativa própria, já preparado para enfrentar os diversos perigos que o esperam por lá.
Isto cria, inicialmente, uma diferença na dinâmica das campanhas: Enquanto Claire não tem muitas opções além de correr e se esquivar dos monstros da prisão antes de encontrar uma forma melhor de se defender, Barry já pode estourar os miolos dos zumbis logo de cara, tendo em mãos uma pistola, fuzil e magnum em seu inventário.
Por outro lado, o barbudo terá de lidar com um maior de zumbis do que os vistos por Claire, levando o jogador a planejar quando é melhor sentar o dedo no gatilho e quando tentar táticas mais furtivas.
Para ajudar com isso, Barry conta com a ajuda de uma misteriosa garotinha chamada Natalia, capaz de sentir a presença de inimigos e encontrar itens escondidos pelo cenário. No modo cooperativo, a garota pode ser controlada por um dos dois jogadores, enquanto em uma campanha solo é possível alternar entre os dois personagens com um botão.
Ao sentir a presença dos inimigos, os jogadores podem planejar formas de derrubar os inimigos de forma silenciosa, atacando-os por trás. Natalia também é capaz de apontar pontos fracos em monstros mais perigosos, o que facilita a vida de Barry em combates mais intensos.
De resto, o sistema do jogo é bem similar ao do predecessor, procurando encontrar um meio termo entre as mecânicas pós “Resident Evil 4” e a dos "RE" originais. É possível se mover e atirar com mais facilidade, mas munições e ervas são muito mais raras do que nos jogos recentes da série, forçando o jogador a depender principalmente de armas como a faca para não ficar sem nenhum poder de fogo contra monstros mais perigosos.
A inteligência artificial dos inimigos, porém, não é muito complexa, o que pode facilitar ou dificultar as lutas, dependendo da situação. Não é possível, por exemplo, distrair inimigos com tijolos arremessados por Natalia, o que força o jogador a ter de arriscar a vida de Barry para se livrar de um inimigo quando outros jogos ofereceriam outros mecanismos para se defender ou derrotar uma ameaça parecida.
Ainda assim, fãs que gostaram do primeiro “Revelations” deverão curtir a experiência semelhante encontrada em sua sequência, em especial ao bolar novas formas de lidar com os inimigos com os diferentes personagens, seja por conta própria ou com ajuda de outro jogador.
Modo raide
O Modo Raide de “Revelations 2” traz, em geral, os mesmos conceitos principais apresentados no game anterior, sendo composto por missões com duração de entre 5 e 10 minutos em que o jogador avança por um estágio, enfrentando diversos inimigos pelo caminho.
O hub do modo agora é representado como uma pequena sala, em que elementos do cenário como manequins e jukeboxes servem como ícones para escolha e customização de personagens e itens.
Como no game anterior, é possível receber medalhas por terminar a missão com um personagem de mesmo ou nível inferior ao recomendado, sem utilizar ervas (ao contrário de não receber dano, como no primeiro jogo) e derrotar inimigos. Além disso, alguns monstros tem habilidades especiais, desde uma vida maior e mais agressividade até um escudo protetor, que força o jogador a tentar atacá-los por trás para um dano maior.
Há pequenas alterações, porém, em relação ao jeito de adquirir armas e peças de customização. Agora, estes itens podem ser encontrados em baús espalhados pelos cenários, cujo conteúdo é aleatório. Para usar estes itens, porém, é necessário avaliá-los por meio da jukebox, o que acarreta uma pequena carga de ouro adquirida durante as partidas.
É um sistema mais simples, mas ainda mais dependente de repetição de fases e não recompensa jogadores por explorar o nível ou derrotar inimigos de determinada forma, como no original.
Além disso, cada personagem traz uma série de habilidades ativas e passivas próprias, que podem ser melhoradas a cada novo nível. Barry, por exemplo, é capaz de carregar três armas ao mesmo tempo logo de cara, enquanto Claire só tem dois espaços para trazer seu armamento, só podendo adquirir um terceiro após alcançar determinado nível no jogo.
VEJA OS MONSTROS DE "RESIDENT EVIL: REVELATIONS 2"
Microtransações
A loja também traz uma pequena fonte de controvérsia: Para adquirir os chamados “cristais de vida”, que permitem ao jogador terminar do ponto em que parou caso morra durante a fase, é possível completar uma missão diária determinada pela Capcom, ou comprá-las pelas lojas digitais.
Por experiência própria, nestas fases iniciais, não foi necessário utilizar estes cristais para completar os estágios. É possível, porém, que em missões mais avançadas elas façam a diferença em algum momento.
De qualquer forma, mesmo com algumas mudanças questionáveis, o modo raide ainda diverte para o público que gosta das mecânicas de combate de “Resident Evil”. Com os quatro episódios, haverá cerca de 200 missões a serem conquistadas solo ou com ajuda de um amigo. O multiplayer online, porém, só será implementado em março, após o lançamento do último episódio do jogo.
“Resident Evil: Revelations 2” chega inicialmente em formato online para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One. Uma versão em disco do jogo será lançada pouco após o lançamento do último episódio, que chega a estas plataformas a partir do dia 17 de março.
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