Topo

Existe vida além de "WoW"? Conheça os principais MMOs que chegam em 2015

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

10/02/2015 17h28

"World of Warcraft" está por aí há tanto tempo e tem tantos jogadores que para muitos, o game da Blizzard é sinônimo de RPG online. Mas mesmo super popular, "WoW" não é o único MMO disponível no mercado, muito pelo contrário... e em 2015 a concorrência promete aumentar.

Esse ano os MMOs deixam de ser exclusividade dos computadores e se firmam definitivamente nos consoles, com alguns dos principais lançamentos do gênero chegando ao PlayStation 4 e ao Xbox One, consolidando uma tendência que já vem do lançamento do PS4. Outra tendência vista em vários dos novos MMOs é o uso de elementos de construção e exploração, consequência do sucesso de "Minecraft".

UOL Jogos preparou uma lista com os 10 principais MMOs que chegam em 2015 - e as razões para você ficar de olho neles. Veja:

  • Divulgação

    MMO com mecânicas de shooter, "The Division" promete incrível sistema climático

The Division
Massive Entertainment | PC, PS4, XBO
Lançamento: 2015

Uma das mais aguardadas franquias da Ubisoft, "The Division" é um RPG com mundo aberto para explorar e mecânicas de jogo de tiro ao estilo "Gears of War" e "Splinter Cell". Os jogadores são agentes de uma força-tarefa com a missão de controlar uma Nova York pós-catástrofe. O cenário chama a atenção pelo visual realista e pelo sistema dinâmico de chuva, neve e outros efeitos climáticos.

"The Division" combina elementos de MMO, shooter e de jogos de espionagem, sobrevivência e ação, tudo envelopado em uma ambientação pós-apocalíptica.

  • Divulgação

    Cenários criados em "Landmark" poderão ser comercializados em "Everquest Next"

Landmark
Daybreak Game Company | PC
Lançamento: 2015

Projeto da antiga Sony Online Entertainment, agora conhecida como Daybreak Game Company, "Landmark" é o primeiro passo para o ambicioso "Everquest Next". O game traz um mundo totalmente livre para explorar, lutar e construir, sozinhos ou junto com amigos, em servidores que são moldados pelos usuários.

Mesmo funcionando sozinho, "Landmark" terá uma ligação importante com "Everquest Next" e as criações dos jogadores (como casas e castelos) neste game estarão presentes no outro e poderão ser vendidas para jogadores menos habilidosos (ou com menos tempo livre). O game deve entrar em fase de teste beta aberto nos próximos meses.

  • Divulgação

    Além do jogo, "Shroud of the Avatar" deverá ganhar uma série de livros em 2015

Shroud of the Avatar
Portalarium, Inc.| PC
Lançamento: Final de 2015

Criação mais recente de Richard Garriot (de "Ultima"), "Shroud of the Avatar" fez um tremendo sucesso no Kickstarter e já angariou cerca de US$ 6 milhões para seu desenvolvimento. O jogo não tenta ser muito diferente de um MMO tradicional e talvez por isso apele tanto para os jogadores veteranos. É um mundo virtual cheio de detalhes, imersivo e que convida você para viver nele e não apenas "matar 20 lobos" ou coisa parecida.

"Shroud of the Avatar" já pode ser jogado pelos 'backers' do projeto e através do Acesso Antecipado no Steam.

  • Divulgação

    "Skysaga" combina elementos de "LEGO" e "Minecraft" em mundo online supercolorido

Skysaga
Radiant Worlds | PC
Lançamento: 2015

Se "Minecraft" e "LEGO"  tivessem um filho, ele provavelmente seria parecido com "Skysaga". O game oferece um grande mundo aberto colorido e em constante evolução e deve chegar aos computadores até o meio do ano. 

Com menos violência do que um "Warhammer Online" ou mesmo "World of Warcraft", "Skysaga" certamente apela para o público mais jovem. Por enquanto, o maior destaque do game está no visual todo construído com voxels.

  • Divulgação

    "Eternal Crusade" viaja no sombrio universo de si-fi e fantasia de "Warkahmmer 40K"

Warhammer 40K: Eternal Crusade
Behavior Interactive | PC, PS4, XBO
Lançamento: Final de 2015

Mais voltado para o combate entre jogadores do que na exploração e cooperação, "Eternal Crusade" traz os fuzileiros espaciais, Orks e outros personagens do sombrio universo de "Warhammer 40K" de volta para o PC e também para os consoles PlayStation 4 e Xbox One.

"Eternal Crusade" terá um sistema de batalha persistente ao estilo do shooter "PlanetSide 2" e também mecânicas de cerco que aumentarão as possibilidades estratégicas das partidas.

  • Divulgação

    O coreano "Black Desert Online" impressiona pelos gráficos super detalhados

Black Desert Online
Pearl Abyss | PC
Lançamento: 2015 (Ásia)

"Black Desert" é um MMORPG desenvolvido na Coréia do Sul e que ganhou a atenção dos fãs do gênero pelos gráficos incríveis. O jogo traz também um robusto sistema de personalização e combate que remete aos games de ação como "Bayonetta" e "Devil May Cry".

O game sai em 2015 na Coréia e em outros países asiáticos, onde será distribuído em formato "free-to-play", ou seja, gratuito para jogar mas com microtransações. "Black Desert Online" teve um período de teste recentemente e mesmo a barreira do idioma não impediu muitos brasileiros de experimentarem o game. Para jogar com os textos e menus em inglês (ou português, quem sabe?) será preciso esperar até 2016.

  • Divulgação

    "Neverwinter" é baseado no clássico RPG de mesa "Dungeons & Dragons"

Neverwinter
Perfect World | XBO
Lançamento: 2015

Já disponível para PC, "Neverwinter" vai chegar ao Xbox One ainda em 2015. A adaptação saiu primeiro na China, mas não deve demorar para chegar ao resto do mundo: um teste beta fechado já está rolando e traz, inclusive, o game com legendas e menus em português do Brasil. A versão de consoles terá as mesmas raças, as mesmas classes, e os mesmos mapas do jogo de PC.

A maior diferença em relação ao PC está, é claro, na interface, que foi adaptada para permitir o controle via joystick. "Neverwinter" é gratuito, mas oferece várias opções de microtransação, inclusive expansões e novas raças de personagens para o jogador.

  • Divulgação

    "H1Z1" traz um grande mundo aberto para os jogadores explorarem e sobreviverem

H1Z1
Daybreak Game Company | PC, PS4
Lançamento: 2015

"H1Z1" é um jogo de ação e sobrevivência em mundo aberto zumbi ao estilo "Day Z" da antiga Sony Online Entertainment, atualmente conhecida como Daybreak Game Company. O jogo traz vários elementos de construção de base e exploração de recursos. O objetivo dos jogadores é simples: sobreviver ao apocalipse zumbi, lidando não só com os mortos-vivos mas também com outros jogadores.

Disponiblizada no Acesso Antecipado do Steam em janeiro, a versão alpha de "H1Z1" recebeu duras críticas nos primeiros dias. Os usuários acusaram o jogo de favorecer quem paga por conteúdo ("H1Z1" será um título gratuito) e a produtora ofereceu reembolso para quem ficou insatisfeito. Como o jogo ainda está num estágio bem inicial, é provável que a produtora Daybreak corrija e melhore o sistema de microtransações até o lançamento - que prevê também uma versão PS4.

  • Divulgação

    "The Elder Scrolls Online" se passa séculos antes de "Skyrim" e "Oblivion"

The Elder Scrolls Online
Zenimax Online | PS4, XBO
Lançamento: 09/06/2015

Diante da enorme popularidade do RPG "Skyrim", a Zenimax (proprietária da produtora Bethesda) apostou alto em um jogo online ambientado no universo de "Elder Scrolls". Apostou e perdeu. "The Elder Scrolls Online" não atraiu jogadores o bastante no formato de game com assinatura mensal e agora vai se tornar gratuita. É essa versão, intitulada "Tamriel Unlimited" que chegará aos consoles PS4 e Xbox One.

O jogo vai incluir todo o conteúdo de "Elder Scrolls Online", assim como atualizações e conteúdo adicional, informou a produtora Bethesda. Ainda será preciso comprar o game, mas depois disso, os jogadores não serão cobrados para jogar online. Vale lembrar, para jogar online no Xbox One é preciso ser assinante Live Ouro e no PlayStation 4, ser assinante PS Plus.

  • Divulgação

    "Skyforge" terá sistemas inovadores de combate e criação de classes

Skyforge
Obsidian Entertainment | PC
Lançamento: 2015

Feito pela Obsidian Entertainment (de "South Park" e "Pillars of Eternity") em parceria com a produtora de "Allods Online", esse game traz uma ambientação de fantasia com fortes elementos de ficção científica. Apesar da receita lembrar um pouco o infame "Too Human", "Skyforge" conta com um time de respeito no desenvolvimento e merece a atenção dos jogadores por seus sistemas de criação e combinação de classes, assim como pela mecânica de combate que remete aos RPGs de ação, além de um robusto sistema de seguidores.

Feito para impressionar os veteranos do gênero, "Skyforge" está atualmente em fase de teste beta fechado e o lançamento deve ocorrer no segundo semestre.