Topo

Inspirado por Lupin III, "Persona 5" terá protagonistas "delinquentes"

Do UOL, em São Paulo

11/02/2015 17h05

Diferentes das figuras "certinhas" que estrelaram os últimos jogos da série "Persona", os heróis de "Persona 5" serão "delinquentes", de acordo com o diretor Katsura Hashino.

"Os protagonistas são delinquentes juvenis que estão tentando rir da cara de um mundo que tenta algemá-los", explicou Hashino ao site Gematsu. "Queremos que os jogadores empatizem com esses personagens e divirtam-se acompanhando as situações nas quais eles se metem".

Aparentemente dócil e quieto, o herói do game, que ainda não tem um nome, esconde uma segunda personalidade atrás de uma máscara. Em materiais promocionais do game, ele é identificado como 'The Phantom', e parece agir como um ladrão mascarado ao lado de seus companheiros.

"Sempre pensamos sobre como um ladrão clássico, icônico como Lupin III poderia vencer os corações e mentes das pessoas de hoje em dia", disse. "Existem vários livros e filmes explorando os tipos de vidas que ladrões vivem e como eles conseguem chacoalhar o mundo com sua ousadia, mas jogos nunca falaram muito sobre isso. Pretendemos remediar esse problema".

ASSISTA AO PRIMEIRO TRAILER DE "PERSONA 5"

  •  

Jogo para pessoas descontentes

No início de 2014, logo após a revelação inicial do projeto "Persona 5", Hashino revelou que o jogo seria direcionado para "pessoas que estão descontentes com suas vidas". Isso não mudou.

"Há muitas pessoas hoje em dia que sentem que não estão andando para frente, que não têm um futuro, e que carregam muito peso em seus ombros todos os dias", afirmou. "Elas estão em uma situação bem difícil. Eles podem não ter vontade de viver sob os mesmos valores e regras da geração anterior, mas também não têm energia para levantarem-se e quebrarem essas barreiras sozinhos".

"Em jogos 'Persona' anteriores, as histórias giravam em torno de heróis bem tradicionais indo atrás de vilões com os quais ninguém iria querer se associar. Eles perseguiam os malvados em nome da justiça", explicou o diretor. "Mas desta vez, os protagonistas são fugitivos por terem feito algo que eles acreditam ser certo".

"Achamos que esses personagens serão um pouco mais imperfeitos do que os que vieram antes deles na série", concluiu.

Novidades

Construído no mesmo motor gráfico de "Catherine", "Persona 5" terá algumas novidades inéditas para a série. Um dos principais exemplos é a existência de calabouços pré-montados, nos quais jogadores deveram enfrentar desafios de plataforma e quebra-cabeças ao invés de apenas batalhas.

Os combates do game serão em turnos, mas o time de desenvolvimento garante que várias mudanças foram feitas para mudar o ritmo tradicional da série. Uma delas é o fato de todos os personagens carregarem armas de longo alcance além das armas brancas tradicionais.

Com versões para PlayStation 4 e PlayStation 3, "Persona 5" será lançado ainda em 2015.