GDC: Steam Controller ganha formato final, mas não está 'pronto' para MOBAs
Enfim a Valve Software chegou ao formato final do Steam Controller, joystick com o qual a empresa espera substituir a tradicional combinação de teclado e mouse, algo crucial para o sucesso das Steam Machines, os híbridos de PC e videogame que começam a chegar às prateleiras dos Estados Unidos a partir de novembro.
Porém, a ideia de jogar um MOBA como "DotA 2" ou mesmo "League of Legends" com o Steam Controller ainda parece distante: "Até acho possível o controle funcionar em 'DotA 2', mas este é provavelmente o caso mais extremo em termos de mapeamento de comandos e cliques do mouse", explica Scott Dalton, designer da Valve Software, em entrevista ao UOL Jogos. "Vamos ver o que acontecerá quando as pessoas começarem a utilizar o Steam Controller".
De acordo com o designer, em geral as pessoas levam uma hora para se adaptar ao Steam Controller: "Há quem tenha uma memória de 15 anos jogando em outros joysticks, então leva um certo tempo até se habituar mesmo".
Modelo anterior do Steam Controller não tinha alavanca analógica
Após diferentes tentativas e protótipos, o Steam Controller ganhou um design elegante funcional. As duas superfícies sensíveis ao toque, marca registrada do joystick, ainda estão lá, mas a da esquerda ganhou textura em forma de cruz, enquanto a outra é lisa, para funcionar como o mouse de um laptop, por exemplo.
O controle traz ainda um direcional analógico e quatro botões de face que utilizam o padrão ABXY do Xbox e as cores, tornando-o familiar para quem está habituado a jogar os joysticks do Xbox 360 e Xbox One.
Por fim, há um botão Steam, na frente, a ser utilizado para funções como abrir o próprio Steam, por exemplo, e dois botões para fazer as vezes das funções Start, Select etc. A parte traseira traz os já tradicionais botões de ombro, tanto na esquerda quanto na direita.
O Steam Controller vai custar US$ 50 e será lançado junto com as Steam Machines, em novembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.