Konami diz que não abandonará mercado de consoles
Em meados de maio, o novo presidente da Konami Digital Entertainment, Hideki Hayakawa, foi entrevistado pelo site japonês Nikkei Trendy Net, declarando que a empresa daria foco maior ao setor de jogos mobile em relação aos consoles.
Após a reação negativa por parte do público, a publisher procurou esclarecer o assunto, indicando que ela não tem planos de abandonar ou deixar de lado o mercado de consoles, e que partes traduzidas na entrevista retiraram parte de seu contexto.
"A Konami continuará a seguir o desafio de criar conteúdo de entretenimento por várias plataformas; dedicando-se não apenas a plataformas mobile como consoles, arcades e cards para suprir as necessidades destes tempos", escreveu o Diretor de Relações Públicas da Konami, Jay Boor, em uma carta à imprensa.
"Estamos cientes de que as conjecturas em relação a nossas mudanças recentes causaram bastante ansiedade, e nos desculpamos", continuou.
A carta também procurar trazer maior contexto às declarações de Hayakawa à Nikkei, trazendo uma tradução própria da entrevista. Nesta versão, o executivo parece indicar que os planos da empresa estão focados em diversos aspectos de mídias interativas, não apenas mobile
"Eu acredito que é precisamente aí que está nossa força como uma companhia", declarou Hayakawa. "Nosso poder de criar propriedades intelectuais inovadoras, e nosso pode de refiná-las em produtos progressivamente melhores, tem sido a força motriz por trás de nosso negócio. Porém, enquanto antes plataformas eram limitadas, agora precisamos dividir nosso foco entre consoles, arcades, cards e games mobile para se encaixar melhor com as necessidades dos consumidores".
"Recentemente temos ouvido com frequência o termo 'Mobile Primeiro', e quero especificar que a ideia da Konami de 'Mobile primeiro' não tem nada a ver com foco apenas em jogos mobile", continuou. "Nosso objetivo é continuar a criar um portfólio títulos de consoles, arcades e card games para cada propriedade intelectual enquanto também dispositivos mobile da melhor forma para acompanhar nossos consumidores em suas vidas diárias, expandindo assim os limites de entretenimento e chamando a atenção de mais e mais consumidores".
Reestruturação
Hayakawa também procurou dar maiores detalhes sobre o processo de reestruturação dentro da empresa, uma das supostas razões pela qual Hideo Kojima deixará a empresa no fim do ano.
"Com a nova estrutura, também poderemos fazer distinções claras entre papéis de gerenciamento e criativos", explicou o executivo. "Até agora, além de responsabilidades no desenvolvimento de games, nossos criadores estavam lidando com outras grandes responsabilidades incluindo papéis de gerência. Isso pode ser um benefício quando um estúdio se concentra em se especializar progressivamente em um tipo de produto específico, mas descobrimos que uma mudança de mercado súbita pode tornar esta especialização inválida e diminuir o ritmo do estúdio".
"Baseado nestas lições, mudamos nosso estilo para ter ao invés disso uma equipe de gerenciamento focada totalmente em estratégia e como suas habilidades individuais podem ser melhor aplicadas, com esta estratégia sendo executada em conjunto com a equipe criativa".
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