Topo

E3: Ruas do Rio de Janeiro foram mapeadas a laser para "Forza Motorsport 6"

Pablo Raphael

Do UOL, em Los Angeles

16/06/2015 15h52

O Rio de Janeiro é uma das locações do jogo de corrida “Forza Motorsport 6” e para garantir uma reprodução fiel da topografia intrincada da cidade, a produtora Turn 10 não poupou esforços. “Fomos até o Rio e mapeamos o trajeto a laser”, contou um representante do estúdio ao UOL Jogos.

Em evento realizado pela Microsoft em Los Angeles, UOL Jogos teve a oportunidade de dar algumas voltas em “Forza 6" e conferir como ficou o circuito da Cidade Maravilhosa. A pista do Rio de Janeiro é vibrante e colorida, um circuito de rua que passa pela famosa orla da cidade, cruza um túnel e sobe por ladeiras cheias de curvas, atravessa um trecho de serra e volta para a beira do mar.

Ao redor da pista, se destacam não só os famosos pontos turísticos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, mas também os casarões de época, os sobrados multi coloridos e outros detalhes que enchem o jogo de vida, como aviões pousando no aeroporto do Galeão e as ondas do mar arrebentando perto do guard rail em um trecho da corrida. Até as placas de trânsito apontam lugares reais do Rio.

Faça chuva ou faça sol

Embora as duas corridas que o UOL Jogos experimentou no Rio fossem ambas em um clima ensolarado, nem sempre esse é o caso em “Forza 6”. Há corridas com mudanças climáticas e outras que rolam tarde da noite, sob a luz de faróis e de postes de iluminação.

A corrida na chuva é um pedido antigo dos fãs de “Forza” e vai bem além da mera firula estética. Sim, o vidro do carro (ou a tela da TV) se molha com as gotas, que escorrem e se comportam tal qual água de fato. Melhor ainda, a chuva forma “poças de água 3D”, na descrição da própria produtora.

Essas poças se acumulam em alguns pontos específicos da pista e se você descuida do volante (ou do controle do Xbox One, no caso), pode passar por uma delas, aquaplanar o carro e ir direto para fora do trajeto. Ou seja, mesmo a água da chuva vira elemento de jogo em “Forza 6”.

Uma novidade curiosa que não estava disponível para teste no evento da Microsoft era “Stories of Motorpost”, o modo “campanha" do jogo de corrida. Não foram divulgados muitos detalhes sobre a modalidade ainda, apenas que se trata de uma campanha solo e que deve durar cerca de 70 horas de jogo.

Com 450 carros e corridas para até 24 jogadores, “Forza Motorsport 6” sai em 15 de setembro para Xbox One.