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E3: Agilidade afasta "Mighty No. 9" da herança de "Mega Man"

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em Los Angeles

19/06/2015 12h05

Criado pelo idealizador de "Mega Man", "Mighty No. 9" surpreende ao utilizar seu ritmo acelerado para distanciar-se da franquia que o inspirou. Mesmo assim, é impossível jogá-lo e não pensar imediatamente que trata-se de uma nova aventura do querido robô azul.

"Não conseguimos controlar o que as pessoas pensam", afirma o produtor Yu Yu. "Mas nossa meta nunca foi reproduzir ou alcançar 'Mega Man', e sim criar um jogo no mesmo gênero mas com uma roupagem e mecânicas modernas sob a direção do [Keiji] Inafune".

História de sucesso no Kickstarter, "Mighty No. 9" recebeu mais de US$ 4 milhões das mãos dos fãs antes mesmo de entrar em desenvolvimento. Através do modelo de 'crowdfunding', o game ganhou apoio popular por prometer uma experiência que a Capcom, dona dos direitos autorais de "Mega Man", já não oferece há um bom tempo.

"Normalmente, quando você começa a desenvolver um jogo, você tem medo de que o público não vai gostar do projeto quando ele for revelado", conta Yu Yu. "Mas, no nosso caso, já sabíamos desde o começo que nosso jogo era desejado. Então foi muito mais fácil concentrar nossos esforços na produção".

Trama familiar

Um robô capaz de utilizar habilidades de outras máquina a seu favor tem como missão enfrentar outros oito potentes ciborgues que foram infectados por um maligno vírus. Sim: é difícil acreditar na fala do produtor quando ele diz que não queria recriar "Mega Man".

O jogo em si, porém, prova que ele não estava mentindo. "Mighty No. 9" é frenético e dinâmico, e faz muito mais do que apenas apostar no que é seguro e copiar o legado que Inafune deixou na Capcom.

"Antigamente, o gênero premiava jogadores que fossem pacientes. Os designers esperavam que o fã enfrentasse inimigos a uma certa distância, com cautela para não se machucar", relembra Yu Yu. "Mas hoje em dia, com shooters e MOBAs, tudo é muito mais rápido. Queríamos reproduzir isso em um jogo de ação e plataforma".

Para cumprir tal objetivo, Inafune e seu time inventaram uma engenhosa mecânica de absorção de inimigos. Com um pressionar do gatilho do controle, o herói Beck dá um 'dash' para frente, como o de Zero em "Mega Man X", mas que é capaz de assimilar robôs oponentes enfraquecidos ao toque para ganhar power-ups.

Após receberem alguns disparos, inimigos tornam-se vulneráveis por certo tempo. Caso eles não sejam absorvidos nesse intervalo, eles retornam à ativa para atrapalhar o herói.

A mecânica muda completamente o ritmo do jogo, obrigando Beck a se aproximar de todos os seus oponentes enquanto eles ainda são uma ameaça. A ação torna-se mais arriscada - e, naturalmente, mais recompensante quando tudo dá certo.

Futuro

Yu Yu garante que, para uma eventual sequência, o time de desenvolvimento não precisaria recorrer novamente ao Kickstarter para encontrar financiamento. "Se estivermos interessados em continuar com a franquia, isso certamente significará que ela se saiu muito bem", afirma, rindo.

"Mighty No. 9" tem lançamento previsto para o dia 15 de setembro, em versões para PC, Wii U, Xbox One, PlayStation 4, Xbox 360 e PlayStation 3. Mais tarde, os portáteis 3DS e Vita também receberão conversões do game.