Topo

E3: Xbox One se reinventa com nova interface e retrocompatibilidade

Imagem da nova dashboard do Xbox One - Reprodução
Imagem da nova dashboard do Xbox One Imagem: Reprodução

Pablo Raphael

Do UOL, em Los Angeles

19/06/2015 17h40

O Xbox One vai ganhar uma nova interface em breve: a chamada “dashboard" vai ganhar um design mais agradável e parecido com a interface do Windows 10, o novo sistema operacional da Microsoft.

Segundo a fabricante, o maior motivo por trás da repaginada da interface é tornar a experiência do usuário mais rápida, seja na hora de encontrar um jogo, falar com os amigos ou ver o que há de novo. Para isso, além da barra de navegação limpa e direta ao ponto, a nova dash traz de volta o Xbox Guide, aba que permite acesso direto à várias funções (e pode ser personalizada com os apps preferidos do usuário).

A nova interface dispensa os blocos e módulos da dashboard atual e exibe o conteúdo para o jogador em colunas, com cada jogo e aplicativo em uma linha. Também foi automatizado boa parte do processo de compartilhar vídeos e telas capturadas durante o jogo, assim como exibir as conquistas na linha do tempo.

Agora, ao sair do jogo, você vê informações de quais amigos estão jogando, quantas conquistas desbloqueou e que conteúdo tem para compartilhar. Basta clicar e vai tudo para a Timeline. Essas linhas também mostram mensagens dos desenvolvedores, que vão desde ofertas de DLC até notas sobre atualizações do jogo, em um canal de comunicação direta com o jogador.

Outra novidade é a assistente pessoal Cortana, que vai melhorar o uso de comandos de voz via Kinect. Com ela, será possível não só criar um grupo com os amigos na Live dando um comando, mas a própria Cortana vai incluir os amigos para você.

Para completar, os Avatares do Xbox estarão de volta na nova dashboard e “terão um papel mais ativo”, disse a Microsoft ao UOL Jogos, sem dar mais detalhes.

Retrocompatibilidade

Um dos momentos mais festejados da conferência da Microsoft foi o anúncio de que o Xbox One vai rodar jogos do antigo Xbox 360. No momento, os participantes do programa Preview podem testar a função com 21 jogos, mas a promessa é de que uma centena esteja disponível no final do ano, quando a retrocompatibilidade for liberada para todos os consoles.

A retrocompatibilidade funciona via software. Basicamente, o Xbox One emula um X360 para rodar os games. Caso você possua o jogo digital comprado no Xbox Live Marketplace, basta baixá-lo para o novo console. Já os games em disco devem ser colocados no leitor do Xone e ainda assim, será feito um download do jogo - junto com os games sempre é baixado um programa que faz a ponte entre os consoles.

É bacana que ao rodar um game de X360 no Xbox One, você pode usar funções do novo videogame ao mesmo tempo em que navega usando as abas do antigo. Vale notar que no Xone os jogos preservam as conquistas, o progresso e os vários ‘saves’ que o jogador tem no X360.

E, assim como os jogos de Xbox One, o jogador poderá fazer o streaming do game para plataformas com Windows 10.

A nova interface e a retrocompatibilidade devem chegar ao Xbox One em atualizações de sistema no final do ano.