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Conheça 5 empresas clássicas de games que faliram

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Imagem: Divulgação

Márcio Alexsandro Pacheco

Do UOL, em São Paulo

30/06/2015 19h56

Por trás de um grande jogo há sempre uma grande equipe ou empresa, responsável de nos entregar um produto que nos faça entrar em outro universo e que proporcione momentos maravilhosos. Mas como toda grande empresa, sua meta é ganhar dinheiro e fama para sobreviver, o que nem sempre acontece.

Listamos abaixo algumas companhias clássicas da história dos videogames (há muitas outras, focamos nas mais antigas), que tiveram o seu auge, mas que por diversos motivos do destino tiveram que fechar suas portas, passar seu legado para outras ou serem absorvidas por empresas maiores.
 
Confira abaixo se conhece todas as empresas e façamos um minuto de silêncio, em homenagem a essas grandes empresas que trouxeram tanta alegria e incontáveis horas de diversão para dezenas de gamers veteranos.

Thunder Force V - Divulgação - Divulgação
Thunder Force V
Imagem: Divulgação

Bônus Stage - Tecnosoft
 
Também conhecida como Technosoft, foi uma companhia japonesa fundada em 1980 e que fechou as portas em 2001, quando foi comprada pela fabricante de máquinas pachinkos (o caça-níquel japonês) Twenty-One Company.
 
O jogo de maior sucesso da empresa foi com a série de tiro espacial “Thunder Force“, que fez bastante sucesso nos anos 80/90, especialmente no Mega Drive, o qual teve três títulos. O último jogo da franquia foi “Thunder Force VI“, lançado em 2008, através de um dos seus criadores que tinha os direitos do jogo e foi publicado pela Sega para o PlayStation 2, apenas no Japão. Todos os seis jogos possuem uma narrativa scifi bastante interessante, situada num mesmo universo.
 
Grande parte dos fãs mencionam “Thunder Force IV” para Mega Drive como o melhor da franquia. Entre outros títulos da empresa para o 16 Bits da Sega temos “Elemental Master”, “Devil Crash” e “Herzog Zwei”(um dos primeiros games de estratégia em tempo real da história), além de alguns jogos pouco conhecidos no Saturn e PlayStation.
Valis X - Reprodução - Reprodução
Valis X
Imagem: Reprodução
5 – Telenet/Renovation
 
Fundada em 1983 no Japão, essa empresa tinha como subsidiárias a WolfTeam, Laser Soft, Riot e Renovation. Todas essas empresas mostram o poder da Telenet nos anos 80/90, que desenvolveu vários games de sucesso na época e era uma das principais aliadas da Sega na era 16 Bits e também do PC-Engine.
 
Sem dúvida sua franquia de maior sucesso era “Valis The Fantasm Soldier“, que nasceu no MSX mas ficou famoso com suas versões no Mega Drive e PCE (teve quatro jogos lançados). Outros títulos marcantes foram “Gaiares”, “Arcus Odyssey”, “El Viento”, “Earnest Evans”, “Sol-Feace”, “Cosmic Fantasy”, entre outros. Seus jogos se destacavam pelas belas narrativas e excelentes trilhas sonoras no Mega Drive, muitas delas compostas pelo hoje bem conhecido Motoi Sakuraba (da série Tales of).
 
A Telenet pediu concordata em 2007, quando teve suas ações compradas pela Sunsoft e  que hoje detém os direitos de todos os jogos da Telenet (e que até o momento não fez nada com eles e em breve também corre risco de falir). Curiosidade: "Valis" acabou ganhando uma versão pornô (Hentai), pra selar sua decadência.
Side Pocket - Reprodução - Reprodução
Side Pocket
Imagem: Reprodução
4 – Data East
 
Mais uma empresa japonesa clássica dos anos 80/90, que esteve na ativa entre 1976 até 2003. Junto com a Sega e a Taito, seus inúmeros jogos se destacavam nos fliperamas nos anos 80, para depois fazer versões caseiras em consoles 8 e 16 Bits.
 
Entre os seus títulos estão “Cobra Command”, “Road Avenger”, “Two Crude Dudes”, “Side Pocket”, “Shadowrun”, “Robocop”, “Joe & Mac”, “Captain America and the Avengers”, entre vários outros. A maioria das propriedades intelectuais da Data East foram adquiridas em 2004 pela G-Mode, uma empresa de telefonia móvel no Japão.
Super Bomberman 2 - Reprodução - Reprodução
Super Bomberman 2
Imagem: Reprodução
3 – Hudson Soft
 
A Hudson era um nome forte nos anos 80/90, especialmente no Japão, pois além de produzir jogos, também colaborou para a criação do console PC-Engine, que era bem conhecido pelos jogadores japoneses.
 
Desenvolveu diversos títulos famosos como “Bomberman”, “Adventure Island”, “Bloody Roar”, “Ys”, “Lords of Thunder”, “Mario Party” (eles produziram os primeiros 8 títulos para a Nintendo) e “Bonk”, especialmente para os sistemas Nintendo e claro, o PCE. Foi fundada em 1973 e foi adquirida em 2001 pela Konami, mas continuou a existir até 2012, quando a Hudson Soft deixou de existir e em seu lugar surgiu a Konami Digital Entertainment.
Full Throttle - Reprodução - Reprodução
Full Throttle
Imagem: Reprodução
2 – LucasArts
 
Quem era PC Gamer nos anos 80/90 certamente lembra com carinho e saudosismo da LucasArts, que nos brindou com grandes clássicos dos videogames, como a franquia “Monkey Island”, “Full Throttle”, “Maniac Mansion”, “Grim Fandango”, “Indiana Jones”, “Sam & Max”, “Star Wars: The Force Unleashed”, “Super Star Wars”, entre tantos outros, a lista é bem longa. A empresa foi fundada em 1982 por George Lucas e durou até 2012, quando foi comprada pela The Walt Disney (que já havia comprado a Pixar e a Marvel Entertainment anos antes).
 
Tudo parecia bem, a LucasArts estava desenvolvendo dois jogos e outros em projetos, quando no começo de 2013 a Disney simplesmente resolveu fechar a LucasArts, cancelando todos os jogos e projetos e mandando mais de 100 pessoas para o olho da rua. A marca LucasArts ainda existe, mas sob domínio da Disney, que detém os direitos de seus jogos. Os games da série “Star Wars” foram licenciados para a Eletronic Arts produzir, sendo o primeiro anunciado o “Star Wars: Battlefront”.
Atari 2600 - Divulgação - Divulgação
Atari 2600
Imagem: Divulgação
1 – Atari
 
E o primeiro lugar não poderia ser de outra senão da grande Atari, que era a toda poderosa no final dos anos 70 e início dos 80, até que inundou o mercado com jogos ruins, perdendo o interesse dos consumidores (até se apaixonarem pelo Nintendinho 8 Bits, em 1985).
 
A empresa já passou por vários altos e baixos, sendo o primeiro em 1984, quando foi dividida em duas (Atari Games Inc. e Atari Corporation). Após várias tentativas de voltar a brilhar durante os anos 90 no mercado com o portátil Lynx e o poderoso Jaguar, e fracassando devido a grande concorrência da Sega e Nintendo, a empresa passou por novas crises financeiras, que culminou com a venda das suas divisões para diversas empresas de informática, passando de uma para outra até que em 2008 foi totalmente adquirida pela Infogrames, que continua a usar a marca Atari para lançar novos games hoje em dia.