Topo

Cinco coisas de "Diablo II" que fazem falta em "Diablo III"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Sammy Anderson

Do UOL, em São Paulo

30/06/2015 23h19

"Diablo II" fez 15 anos! Isso é tempo pra caramba no mundo dos videogames. Ainda me lembro da versão beta, onde nos reuníamos em partidas via IP com várias 'madrugadas da morte'. A galera se enfrentava numa época em que a "zoeira" ainda não existia na interwebz, então digamos que as coisas ficavam ainda mais quentes com aquele clima sombrio.

Quando "Diablo III" foi lançado,  eu fiquei alucinado com o jogo, porém depois de uns 3 dias jogando direto, a sensação era de que faltava(m) alguma(s) coisa(s) no jogo. Depois de várias atualizações, temporadas e etc, o jogo ficou finalmente interessante, porém o hype já tinha ido embora.
 
Lembrando que eu adoro jogar "Diablo III", acho um jogo sensacional, e nem vou entrar no mérito dos pontos de skills adaptáveis, pois o sistema Paragon corrigiu um pouco isso, muito menos falar do fail da Casa de Leilões (chega né, já passou), e também não vou reclamar dos itens lendários (essa é clássica).
 
Vou listar cinco coisas que eu particularmente senti falta em "Diablo III".
Duriel - Divulgação - Divulgação
Duriel: o Príncipe da Dor
Imagem: Divulgação
1 - Duriel
 
"Diablo III" tem vários chefes legais. A batalha contra o Açougueiro é bem 'OK', assim como o Rei Esqueleto, Belial, e até mesmo o próprio Diablo. 
 
Acontece que existe um chefe em "Diablo II" que sinceramente, era o que eu posso chamar de OPRESSOR. Pra começar a arena de batalha era minúscula, e o sacana já chegava na ignorância derrubando tudo que estava na sua frente. Eu chuto que 100% dos jogadores não sobreviveram quando viram Duriel pela primeira vez.
 
Entendo que a Blizzard não pudesse ressuscitar mais de um Prime Evil, mas fica a dica, caso você queira se borrar com um chefão, enfrente Duriel (caso nunca tenha visto ele, recomendo não assistir nenhum vídeo, instale o jogo e atravesse o Ato II).
Diablo II - Reprodução - Reprodução
Diablo II: Lords of Destruction
Imagem: Reprodução
2 - 8 jogadores
 
Ok, entendo que "Diablo III" usa muito poder gráfico, texturas, partículas (principalmente quando há arcanistas pirados soltando magias sem parar na sua party) que o antecessor. É realmente muita coisa acontecendo na tela, e talvez 4 jogadores simultâneos seja mesmo o ideal, ainda mais pensando nos consoles (questões como o frame rate, fora a bagunça que seria).
 
Mas já imaginou se houvesse um "modo especial", com 8 jogadores, como em "Diablo II"? Pense nas possibilidades de batalhas contra Uber-Chefes ou exploração em áreas maiores como o Ato 3. Sem contar o modo...
Diablo 2 PvP - Reprodução - Reprodução
PvP em "Diablo II"
Imagem: Reprodução
3 - PvP
 
O modo PvP de "Diablo III" foi anunciado como grande vedete, com arenas, desafios e etc. De repente, tiraram tudo isso e após algumas reclamações, resolveram colocaram um modo PvP totalmente sem graça, que chega a ser inexplicável. Sim, o modo PvP de "D2" era muito divertido. O que fizeram em "Diablo III" é quase uma piada.
Diablo 2 Build - Reprodução - Reprodução
Montando 'builds' no 'Diablo II'
Imagem: Reprodução
4 - Possibilidade de fazer 'builds sem noção'
 
Eu me lembro que depois de anos jogando, ficava um pouco chato os mesmos personagens com as mesmas armas. Então a galera começou a inventar moda, como Amazonas virando 'tanques de guerra'.
 
Sim, era bem interessante ver personagens que não foram desenhados pra utilizar certas armas se reinventando. Sério, isso era bem divertido! Fico imaginando um bárbaro usando arco, ou um Caçador de Demônios com espada.
Necromancer - "Diablo II" - Reprodução - Reprodução
Necromancer em "Diablo II"
Imagem: Reprodução
5 - Necromancer
 
Acho que o personagem que me fez mais falta em "Diablo III" foi o Necromancer. Cheguei a apostar que colocariam ele na expansão, porém nada feito. E não adianta comparar com o Feiticeiro, é diferente.
 
Você chega a encontrar um necromante no Ato II, mas fica só nisso. Criar exércitos de esqueletos era muito legal naquela época, e fazer isso com o poder gráfico atual seria simplesmente incrível.
Deckard Cain - Divulgação - Divulgação
Deckard Cain na abertura de "Diablo III"
Imagem: Divulgação
Bônus: Cain
 
Se você chegou até aqui, provavelmente já jogou o "Diablo III" ou suponho que saiba que Cain morre no jogo. Pior, ele é morto para uma espécie de bruxa pseudo borboleta. Eu acho isso bem injusto, Cain merecia mais tempo no jogo, mais falas e interações como no jogo anterior. Um personagem tão querido e icônico morrer assim? Poxa Blizzard :-(