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Módulo FPS de "Star Citizen" tem lançamento adiado indefinidamente

Nave Genesis Starliner, de "Star Citizen", está sendo vendida por US$ 400 - mais de R$ 1.200 - Divulgação
Nave Genesis Starliner, de "Star Citizen", está sendo vendida por US$ 400 - mais de R$ 1.200 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/07/2015 15h09

Com lançamento original planejado para o segundo trimestre, o módulo de tiro em primeira pessoa do ambicioso simulador espacial "Star Citizen", conhecido como "Star Marine", foi adiado indefinidamente pela produtora Cloud Imperium Games.

O anúncio foi feito pelo diretor e cofundador da empresa, Chris Roberts. "Sentimos que a versão atual não alcança o nível que queremos chegar com 'Star Citizen'", escreveu. "Os desafios envolvendo o lançamento do módulo FPS são uma mistura de bloqueios técnicos e problemas com a jogabilidade".

De acordo com o executivo, a principal barreira para o bom funcionamento deste módulo tem a ver com problemas de conectividade no jogo. A equipe de desenvolvimento trabalha em um sistema conhecido como GIM (Generic Instance Manager, ou Gerente de Instância Genérica) para melhorar o tempo de resposta entre os servidores e as partidas do jogo, além de um matchmaking elaborado internamente.

Roberts diz que a implementação correta destes sistemas com o módulo, mas que valerá a pena no fim das contas, já que o tempo de resposta será mais rápido e eficaz.

"Na parte do gameplay, estamos nos dedicando para garantir que o jogo represente o que queremos de ação em primeira pessoa no mundo de 'Star Citizen'", escreveu Roberts, que explica que todas as animações de personagens devem corresponder ao que for visto pela perspectiva de outro personagem. "Fazer com isso fique certo é algo que está tomando a equipe de pesquisa e desenvolvimento mais tempo do que esperávamos".

Segundo Roberts, cerca de 15% da equipe total de "Star Citizen" está trabalhando ativamente neste módulo, e que não é possível saber exatamente qual será o efeito deste atraso no lançamento planejado do produto final, e que os outros módulos continuam com seu processo de desenvolvimento independente.

"A equipe de universo persistente em Austin ainda está construindo novos mundos brilhantes, a equipe de naves em Santa Monica está criando grandes conceitos e integrando veículos existentes em preparação para as próximas atualizações de 'Arena Commander'... e é claro a equipe de 'Squadron 42' no Reino Unido está à todo vapor na aventura single player", declarou Roberts.

Star Citizen - Divulgação - Divulgação
Planos de lançamento dos módulos de "Star Citizen" em janeiro
Imagem: Divulgação

Histórico de atrasos

Este não é o primeiro setor do jogo a sofrer com um grande número de atrasos: 'Arena Commander', módulo voltado para o combate espacial do game, foi adiado por diversas vezes antes de finalmente ser lançado em junho.

Em janeiro, durante a cerimônia BAFTA, no Reino Unido, Roberts mostrou o plano de lançamento da CIG, indicando que planetas exploráveis poderiam ser vistos ainda durante o segundo trimestre, e que uma nova versão de 'Arena Commander' seria lançado no terceiro trimestre. Na imagem, a versão completa do jogo estaria disponível em 2016.

Por enquanto, porém, nenhuma destas funções ou novidades estão disponíveis para quem participou do financiamento do projeto.

Arrecadando mais de US$ 84 milhões, "Star Citizen" é o mais novo projeto de Chris Roberts, criador de "Wing Commander" e "Freelancer", prometendo um universo totalmente explorável com diversos tipos de jogabilidade diferentes, desde um FPS até um simulador espacial com naves tripuladas por diversos jogadores.

Recentemente, a CIG começou a Genesis Starliner, espaçonave capaz de comportar 40 passageiros e 8 tripulantes, por US$ 400.