Morre aos 55 anos o presidente da Nintendo, Satoru Iwata
A Nintendo informou por meio de um comunicado oficial que Satoru Iwata, presidente e CEO da companhia, morreu ao 55 anos, no último sábado, dia 11 de julho.
De acordo com a empresa, o executivo morreu por conta de um "câncer nas vias biliares".
Iwata passava por problemas de saúde desde 2014, quando precisou se afastar de suas atividades por alguns meses por complicações de saúde que, na época, não foram detalhadas. O executivo não participou da edição 2015 da E3, maior feira de games do mundo, que aconteceu em junho, em Los Angeles.
A Nintendo não revelou quem assumirá as posições de presidente e CEO. Por ora, Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto permanecem em seus postos de diretores representativos da empresa. O cargo de CEO da Nintendo of America, que era ocupado por Iwata desde 2013, também está vago.
Trajetória de sucesso
Nascido em 6 de dezembro de 1959, na cidade de Sapporo, no Japão, Iwata entrou para o estúdio HAL Laboratory logo após sair da universidade. Como programador, ele ajudou a criar games clássicos como "Kirby", "Balloon Fight" e "EarthBound". Em 1993, ele assumiu o posto de presidente da empresa.
Com a proximidade da HAL Laboratory com a Nintendo, Iwata tornou-se homem de confiança do então presidente da gigante dos games, Hiroshi Yamauchi. Iwata entrou para a Nintendo em posição de liderança em 2000, e foi escolhido como sucessor de Yamachi na ocasião de sua aposentadoria, em maio de 2002.
Sob a liderança de Iwata, a Nintendo teve anos de muito sucesso, com o console Wii e o portátil Nintendo DS tornando-se líderes absolutos de vendas.
Atualmente, a Nintendo tem duas plataformas ativas no mercado, o Wii U e o Nintendo 3DS, e prepara a revelação de uma terceira para 2016. Batizado provisoriamente de NX, o novo console deverá ser apresentado no início do ano que vem.
Repercussão
"Rezarei pela alma de Satoru Iwata, que fez grandes contribuições para a indústria de games", afirmou Shuhei Yoshida, da Sony Computer Entertainment, através de seu perfil no Twitter.
Vice-presidente de relações com desenvolvedores da marca PlayStation, Adam Boyes também lamentou a morte de Iwata. "Estou muito triste. Como um fã da Nintendo desde os tempos do NES, meus pensamentos vão para sua família, amigos e fãs", disse.
Robert Bowling, ex-diretor de comunidade da Infinity Ward responsável por "Call of Duty", afirmou: "Obrigado Satoru Iwata por seus talentos no desenvolvimento de jogos e pela genialidade de sua liderança. Sentiremos sua falta".
Larry Hryb, representante da Microsoft, disse: "Descanse em paz, Satoru Iwata. Tive a chance de conhecê-lo, e ele foi tão cortês que eu ativei meu modo fanboy. Hoje a indústria perdeu uma enorme força".
"A vida é limitada, não importa quem você seja. Não duramos para sempre, mas o que fizemos não desaparece e ficará para sempre no coração de alguém", afirmou o produtor Tak Fuji, no Twitter.
O designer Hideki Kamiya, de "Resident Evil 2" e "Bayonetta", publicou uma foto sua ao lado de Iwata com os dizeres: "No meu coração para sempre".
Peter Moore, da Electronic Arts, lamentou: "Que dia terrivelmente triste. Iwata-san era um cavalheiro. Uma perda gigantesca para a indústria".
O designer de "Tekken", Katsuhiro Harada, disse: "Fiquei sabendo dessa notícia logo após chegar em casa, e fiquei sem palavras. Devo muito ao Iwata-san".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.