Topo

Veja 10 jogos horríveis do Superman

Divulgação
Imagem: Divulgação

Rafael Baldo

Do UOL, em São Paulo

13/07/2015 23h17

Ele pode ser o maior super-herói de todos os tempos, mas essa fama não garante boas histórias e, principalmente, bons jogos. "Superman, o Homem de Aço" tem vários superpoderes...

Infelizmente, nenhum deles é garantir uma boa adaptação aos videogames. Então, confira agora os piores jogos com o Superman.
 
10 - "Superman: The Man of Steel" - Xbox (2002)

"The Man of Steel", do primeiro Xbox, é limpinho, honesto. Mas não é um jogo épico. Com controles difíceis de assimilar, uma dublagem bem, beeem canastrona, o game acaba se tornando repetitivo.
 
Apaga fogo daqui, combate de robôs ali, um carro no meio dos trilhos e… vambora fazer tudo de novo. Metrópolis é uma criança levada e você é a babá da vez. 
 
9 - "Superman Returns" - Xbox 360 (2006)

Após o filme do Superman bonecão de cera… perdão, "Superman Returns", veio a adaptação para o X360 e PS2. Novamente, a barra de energia é da cidade, não do herói.
 
Os gráficos ficam abaixo da média, os inimigos são uma chatice só e o vilão final é o poderoso Zo… o quê? Peraí, é isso mesmo produção? O chefão é um tornado?! Tornado?
 
8 - "Superman: The Man of Steel" - Mega Drive / Super Nintendo (1992)

O primeiro jogo do herói para Sega Genesis (ou Mega Drive, para nós), "Man of Steel", traz um Superman incapaz de voar, soltar a visão de calor, sopro de gelo, supervelocidade, etc... Bem, se não fosse chute, soco ou pulo, não dava para fazer nada.
 
Exceto se você pegar o ícone específico para aquele poder, para usar em um ponto específico da fase. Imagine a diversão da criançada (só que não)!
 

7 - "Superman: Countdown to Apokolips" - Game Boy Advance (2002)

Agora, sim. Gráficos baseados na série animada de 1996, visão isométrica e voo. Bem, o herói levita alguns metros acima do solo.
 
A música pouco inspirada, fases e lutas repetitivas e uma mecânica que estimula você a NÃO usar a visão de calor (que deixa o jogo bem mais fácil). Só assim você consegue a pontuação para lutar contra o chefão final. Bom, pelo menos ele não é um tornado!
 
6 - "Superman" - Arcade (1988)

O beat’em up japonês permite dois jogadores: nosso conhecido herói e… um Superman vermelho e cinza, com cabelos ruivos, e que a origem nunca é explicada. Que estranho!
 
Pelo menos os poderes estão lá. Força, voo, visão de calor, esferas amarelas explosivas… Opa, esse é novo. Ao morrer, Superman se desintegra como uma… simulação de computador? E os inimigos parece que saíram de um seriado de monstros gigantes do Japão. Japão? Ah, tá explicado…
 
5 - "Superman" - Nintendinho (1988)

Não foi só a pérola anterior que os japoneses criaram. O Nintendinho recebeu um Superman que dá pulinhos, é ferido por quase tudo na tela e tem que buscar dicas do que está acontecendo na cidade.
 
Você basicamente vai passar o jogo inteiro indo de local em local resolvendo mistérios e conversando com NPCs, evitando inimigos (porque é bem melhor do que tentar combatê-los) e andando de metrô. Metrô! Encerro meu caso, meritíssimo!
 
4 - "Justice League Task Force" - Mega Drive / Super Nintendo (1995)

A boa notícia: não é um jogo só do Superman. A má notícia: é um dos piores jogos de luta do Homem de Aço. Se você reclama de "Mortal Kombat vs. DC", agradeça por não jogar esse aqui.
 
Poucos personagens, vários bugs e um Superman de mullets da década de 90. Pelo menos, essa versão retrata o herói como é, invencível. Sério, além de um soco indefensável, a variedade de golpes não dá chance para ninguém. Nem para você, Aquaman…
 
3 - "Superman" - Atari 2600 (1978)

Vamos relevar gráficos. Os jogos de Atari não merecem ser julgados por isso. Mas a jogabilidade desse game se resume a buscar as peças de uma ponte.
 
Uma torrente de imagens piscando na tela quase causam um ataque epiléptico no jogador. Se você sobreviveu a isso, tente achar todos os pedaços da ponte. Não conseguiu? Bem, nem eu…
 
2 - "Superman" - Game Boy (1997)

Outro game baseado na série animada da Warner, a versão para Game Boy permite que o herói voe pela fase, da maneira mais difícil possível. Segure o A, mas não muito, ou Superman subirá de uma vez. Mas não solte também, ou ele vai direto para o chão.
 
Visão de calor, sopro de gelo e superforça não vieram no pacote. Sim, os socos do Homem de Aço não alcançam direito os inimigos e levar dano é quase regra ao atacar alguém.
 
Ah, eu também mencionei que os gráficos, sons e a música são horríveis? E olha que em 1997 tivemos o ótimo "Donkey Kong Land 2" para o portátil.
 
1 - "Superman 64" - Nintendo 64 (1999)

Se você teve um Nintendo 64 e ganhou esse game daquele tio sem noção, seus pecados estão perdoados. "Superman 64" é, sem dúvida nenhuma, o PIOR jogo de todos os tempos.
 
Veja só, não é o pior jogo do Superman, é PIOR JOGO DE TODOS OS TEMPOS! Confira comigo no replay: gráficos horríveis? Sim. Câmera bugada? Marcado. Superman voando por anéis dificílimos de passar? Confirmado. Tempo para completar a fase? Correto. Erros de colisão, controles sensíveis demais, inimigos tapados, glitches e mais glitches.
 
Esse jogo tem um superpoder, pelo menos. O superpoder de tirar qualquer ser vivo do sério, se você se arriscar. Grrrrrrrr!!!!