Topo

Versão gratuita de jogo mobile "Threes!" arrecada dobro de edição paga

Jogo de quebra-cabeças chegou a ter 100 mil jogadores após lançar versão gratuita - Divulgação
Jogo de quebra-cabeças chegou a ter 100 mil jogadores após lançar versão gratuita Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/07/2015 14h07

Lançado em 2014, o jogo mobile "Threes!", do estúdio Sirvo, foi elogiado por críticos e fez relativo sucesso, mas por ser um aplicativo pago acabou tendo sua popularidade diminuída por clones gratuitos, como "2048".

Em junho, o estúdio finalmente lançou uma versão gratuita do game para dispositivos mobile, o que de acordo com o desenvolvedor Ashmer Vollmer dobrou a receita diária do título.

Threes gráfico 1 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Threes gráfico 2 - Divulgação - Divulgação
Gráficos mostram arrecadamento de versões paga (acima) e gratuita (abaixo) de "Threes!"
Imagem: Divulgação

De acordo com outros gráficos revelados por Vollmer em seu Twitter, o número de jogadores que adotaram a nova versão chegou a 100 mil, e a retenção desta base de usuários foi essencialmente a mesma da versão paga do game.

Em entrevista com o site Gamasutra, em junho, o desenvolvedor declarou que clones como "2048" ensinaram a equipe o valor de um modelo econômico free-to-play.

"Basicamente, o que '2048' fez para mim foi expor o potencial de 'Threes', e um público em potencial, e o quão grande isso poderia ser. Não nos colocou em xeque ou algo assim, mas '2048' nos encorajou a seguir o modelo free-to-play".

A versão paga de "Threes!" ainda está à venda, com a principal diferença sendo o número ilimitado de partidas para o jogador. Na edição gratuita, o usuário precisa assistir propagandas em vídeo para aumentar seu limite de jogos.

Eleito Jogo do Ano pela Apple, "Threes!" está disponível para dispositivos iOS, Android, Windows Phone e Amazon.